Dom Limacêdo Antônio da Silva, bispo diocesano, presidiu na noite desta sexta-feira, 26 de abril, a posse canônica do Pe. André Ferreira da Cruz como administrador paroquial da Paróquia de São Sebastião, em Quixaba.
A celebração contou com a participação de parte do clero da diocese, as comunidades pelas quais o sacerdote auxiliou e a comunidade paroquial de Quixaba, além das autoridades locais.
Em sua homilia, o bispo diocesano falou sobre o mundo agitado em que vivemos e como as pessoas estão se distanciando da realidade em favor do mundo virtual. Ao mesmo tempo, enfatizou que o virtual pode ser uma ferramenta útil na evangelização.
“Vivemos numa sociedade onde tudo é muito corrido. O virtual muitas vezes ganha mais importância que o real. É necessário que entremos no também mundo virtual para podermos evangelizar”, disse Dom Limacêdo.
O bispo também ressaltou que o Cristo Ressuscitado deseja transformar a vida de todos e que a presença de um sacerdote deve animar todos os aspectos de uma comunidade.
“Agora, entre vocês, está o Padre André. A igreja é comunhão. É através Dele (Cristo Ressuscitado) que tudo se torna possível. O padre na comunidade deve ser um homem do diálogo, pois ele é o animador da comunidade. O sacerdote deve reconhecer os dons e carismas das pessoas. É importante que o padre consiga animar tanto os jovens quanto os idosos”, enfatizou o bispo.
Dom Limacêdo também mencionou que nos momentos de incerteza, uma das ações de discernimento para o sacerdote é visitar os idosos, citando seu próprio exemplo quando era sacerdote. “Nos momentos de incerteza, eu costumava visitar os doentes e os idosos. A visita é uma oportunidade para aprender ainda mais com Deus”, concluiu.
Ele encerrou enaltecendo a figura do sacerdote: “O padre ajuda a preencher o vazio. É importante que ele dialogue com o poder público, saiba conquistar as pessoas e enxergue a totalidade da pessoa. Ele precisa trabalhar com limites e buscar viver uma vida de oração, especialmente junto ao seu povo”, concluiu.
Após a homilia, aconteceu o rito de posse canônica com a leitura da provisão, a renovação das promessas sacerdotais e a profissão de fé.
Fonte: blogdocauerodrigues.com.br