Banner
Blog Caue Rodrigues

Carnaíba: Fiéis de Santo Antônio da Colônia celebram retorno da imagem após restauração com carreata e missa

carnaiba:-fieis-de-santo-antonio-da-colonia-celebram-retorno-da-imagem-apos-restauracao-com-carreata-e-missa
Carnaíba: Fiéis de Santo Antônio da Colônia celebram retorno da imagem após restauração com carreata e missa

Dezenas de fiéis de Santo Antônio, padroeiro da Fazenda Colônia, na zona rural de Carnaíba, celebraram na manhã deste domingo 30, o retorno da imagem do santo à sua capela após ser restaurada em Milagres, no Ceará.

Em um percurso de aproximadamente 16 Km, a imagem saiu acompanhada de carreata da igreja de São Francisco, em Afogados da Ingazeira após celebração de benção realizada pelo Padre Luiz Marques Ferreira (Luizinho), seguindo pelo Bairro Padre Pedro Pereira, Rodovia PE 348, passando pelo Distrito de Ibitiranga onde fieis à cavalos também seguiram à Fazenda Colônia levando as bandeiras do Brasil, de Carnaíba e de Afogados da Ingazeira, seguida da imagem que chegou pontualmente às 10:30 na sua capela.

Lotada, a igreja deu espaço para os fieis que assistiram a celebração presidida pelo Padre Alison José Zeferino Maciel, que substituiu o Bispo Dom Limacedo.

A Restauração da imagem de Santo Antônio de Colônia

A imagem de Santo Antônio de Colônia é de madeira, veio diretamente de Portugal, encomendada pelo coronel Miguel de Queiroz Amaral, (Diningué) em pagamento à uma promessa feita, quando certa vez sofreu uma tocaia e tentativa de assassinato ; valeu-se de santo Antônio prometendo uma imagem de bom tamanho.

Vale ressaltar que quando a imagem chegou em Afogados, vinda do Recife, após a viagem de navio de Portugal, foi levada nos ombros dos homens de fé daquela época e recebida com muita festa pelo povo da Colônia e região O coronel também fez a promessa para fazer a trezena festiva todo mês de junho, que era realizado enquanto foi vivo. ( conforme relatava sua filha dona sinhá).

Após o falecimento do coronel, sua filha, dona Sinhá, continuou com a promessa indo todos os anos para o sítio no mês de junho, do dia 1 ao dia 13 onde se realizava os festejos ao santo daquele lugar, essa devoção ao santo não desaparece, na falta de dona Sinhá, sua filha Letícia Góes deu prosseguimento, enquanto estava com saúde, nos dias atuais o povo da circunvizinhança continua a tradição “como pode”…

Hoje a comunidade deu seguimento a essa devoção, não celebrada mais como dona Sinhá, dona Letícia e muitos outros, mas celebrada dentro das possibilidades para que santo Antônio de Colônia jamais deixe ser esquecido.

Liderado o processo da restauração, mobilizando assim a comissão da festa aquém a comunidade agradece em público a; Maria do Rosário, Antônio e Fátima Querubim, Elenildo Adriano, Edna, Hirley Camelo, Chico Noé, Edjane (Bi), Zé Barreiro, Reginaldo e família, que foram peças importantes para que o restauro fosse feito.

Vale também ressaltar pontos importantes como

* A imagem foi restaurada em Milagres no Ceará.
* ⁠Restaurada pelo artista plástico Rubens Landim.
* ⁠O processo de restauração durou 4 meses desde o dia da sua saída até o retorno no dia 13 de março de 2025.
* ⁠A  imagem de santo Antônio ficou durante todo esse tempo teve acompanhamento de perto.
* ⁠O  único meio de arrecadação foi a rifa de um garrote, doado por Zete Góes e Bruno Góes, e também algumas envelopes que foram espalhados entre os amigos e muitos devotos de santo Antônio de Colônia espalhados mundo a fora.
* ⁠Foi recebido doações de pessoas de vários lugares como, da Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo, como também a doação da nossa região, os devotos de santo Antônio.
* ⁠Importante destacar que a última restauração feita foi no ano de 1991 na cidade de Recife, tendo como responsável o sr Horácio Pires ( in memória.)

Em nome de toda a comissão, venho agradecer por esse momento ímpar que vivemos na fazenda Colônia! Agradecer primeiramente a Deus por nos permitir vivenciar tudo.
Agradecer em especial a Zeti e Bruno Góes que nos confiaram essa missão, e apoiaram cada decisão nossa.
Padre Alisson, somos muito gratos pela linda celebração, e estendo a toda equipe de liturgia, ministros, coroinhas, ministério de música.
Agradecer a cada um e cada uma que se fez presente com suas caravanas e contribuíram com doações e comprando na quermesse. E não poderia deixar de agradecer a comissão e todos que se envolveram para que tudo saísse perfeito como foi. A imprensa que se fez presente, registrando e divulgando tudo como o Blog do Cauê Rodrigues,de Carnaíba e o Silvestre Conectado, do Silvestre.
Gratidão é palavra de hoje! A sensação é de dever cumprido”, destacou Hirley Camelo, da Comissão de Restauração.

Fonte: blogdocauerodrigues.com.br