Blog Caue Rodrigues

Antônio Julião, um marco na história de Quixaba

antonio-juliao,-um-marco-na-historia-de-quixaba
Antônio Julião, um marco na história de Quixaba

Com orgulho exibindo dezenas de Diplomas, Certificados e fotos de sua vida pública em uma extensa galeria  em sua parede e com leves problemas de saúde, além do inicio do Alzheimer, acompanhado de sua esposa e do filho Junior, foi assim que o Blog do Cauê Rodrigues, encontrou recentemente o primeiro prefeito da história de Quixaba e ex vereador Antônio Ramos da Silva, popularmente e carinhosamente conhecido como Antônio Julião ou Pezão. O homem que entrou na história de Quixaba, localizada no sertão de Pernambuco.

Aos 77 anos de vida,  e quase 50 de vida pública, Antônio Julião foi vereador pelo município de Carnaíba ainda quando Quixaba era Distrito carnaibano. Teve mandato de parlamentar na gestão de Manoel de Louro e de Didi da Felicidade. Teve dois mandatos como vereador de Carnaíba e três posteriormente por Quixaba.

Foi quando no inicio dos anos 90 começou ele ao lado do ex vereador de Carnaíba e Assessor Parlamentar do estado Diógenes Gomes a lutar pela Emancipação Politica de Quixaba, para desmembrar o município de Carnaíba. Luta que acabou envolvendo o então Deputado Estadual Dr. Edson Moura, de Tabira, onde já tinha atuado como prefeito, levando a demanda de Emancipação de Quixaba à Câmara dos Deputados.

Sua luta foi incansável pela liberdade de Quixaba. Teve encontro com Governadores, deputados, senadores e tantos outros poderosos políticos da época para Emancipar Quixaba.

Foi quando conquistou sua vitória Emancipando Quixaba em 1º de Outubro daquele ano de 1991, se tornando ainda o primeiro prefeito de Quixaba. Aliado e seguidor fiel de Miguel Arraes, foi eleito pelo voto popular e o primeiro prefeito da história do Brasil a ser um dos assinar a criação do FUNDEF- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério que é um fundo instituído em cada Estado da Federação e no Distrito Federal, cujos recursos devem ser aplicados exclusivamente na manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental público e na valorização de seu magistério.

Teve fama de ser um prefeito analfabeto como  publicou em 2016, o site do senado Veja matéria clicando aqui!

Ao se tornar prefeito de Quixaba, articulou logo uma casa de professores, vindos da cidade de Carnaíba, para lecionar no município, realizando posteriormente um concurso para educadores, muitos deles até os dias de hoje, atuantes em Quixaba. Fez a aquisição de um ônibus de conforto, com 48 lugares para transportar professores de Carnaíba para Quixaba e estudantes de Quixaba que precisavam estudar em Carnaíba e Universitários que estudavam em Serra Talhada.

Quando disputou em outros anos, eleições para prefeito sem exito, teve seu filho Júnior de Pezão na disputa de vereador, conquistando um mandato. Quando Junior disputou uma majoritária, foi eleito vereador. Sua ultima eleição foi em 2020 quando buscava sua reeleição para vereador obtendo apenas 258 votos, ficando na 11ª colocação. Em 2016, se decepcionou com o PSB de Arraes, tiraram dele a presidência do partido na esfera municipal, passando o comando para o candidato daquele ano, Jailson Paixão, com isso Pezão pensou em neutralidade politica nas eleições de 2016 Relembre a matéria clicando aqui!

Hoje, Pezão não pensa mais em disputar cargo eletivo e quanto a seu filho Júnior, ele deixou claro ao Blog do Cauê Rodrigues, que a decisão está nas mãos do filho em disputar as eleições de outubro próximo. Se decepcionou com prefeitos de Carnaíba, mas recordou os bons tempos de Didi da Felicidade, de quem depois passou a ser adversário politico quando Quixaba ainda pertencera a Carnaíba.

Sua parede se transformou em um moisaico com fotos históricas, certificados, incluindo um de melhores prefeitos do Brasil. Logo após assumir a prefeitura em 1991, foi Pezão convidado a participar de diversos programas de televisão, entre eles o programa Amauri Júnior e o “Programa Livre” que era apresentado por Serginho Groisman no SBT. foi um fenômeno naquela época por ser o prefeito da então menor cidade do Brasil e a mais nova de todo país.

Fonte: blogdocauerodrigues.com.br