Blog

Pernambuco zera fila para tomografia e ressonância em duas regiões de saúde

pernambuco-zera-fila-para-tomografia-e-ressonancia-em-duas-regioes-de-saude
Pernambuco zera fila para tomografia e ressonância em duas regiões de saúde

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou, nesta semana, um marco inédito para a saúde pública do Estado: as filas de espera para exames de Ressonância Magnética (RNM) e Tomografia Computadorizada (TC) foram zeradas nas regiões atendidas pelas V e XI Gerências Regionais de Saúde (Geres), sediadas em Garanhuns e Serra Talhada, respectivamente.

A conquista foi possível por meio do Programa Cuida PE, iniciativa do Governo do Estado voltada à redução de filas para exames, cirurgias eletivas e consultas especializadas. Ao todo, 31 municípios foram beneficiados com a estratégia, que combinou mutirões regionais, ampliação da oferta de exames e fortalecimento do transporte sanitário, entre outras ações.

Somente entre janeiro e setembro de 2025, a SES-PE realizou mais de 237 mil tomografias e 90 mil ressonâncias em todo o Estado. A secretária estadual de

Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou a importância do feito e reforçou o compromisso com o princípio da equidade no Sistema Único de Saúde (SUS). “É uma conquista histórica para a saúde pública. A gente escuta relatos emocionantes das pessoas nas comunidades. Isso mostra que o trabalho sério e comprometido faz a diferença”, afirmou.

Para a secretária-executiva de Regulação em Saúde, Bruna Dornelas, o avanço é resultado de uma estratégia integrada, construída pelas equipes regionais e estaduais. “Realizamos mutirões, ampliamos a oferta de exames, revisamos protocolos e reforçamos o transporte por meio das vans do Cuida PE. A soma dessas ações garantiu agilidade no atendimento e equidade no acesso”, explicou.

Com a descentralização dos serviços, o Governo de Pernambuco pretende expandir esse modelo para todas as regiões do Estado, assegurando que a população tenha acesso aos exames de alta complexidade no tempo certo. A medida, além de reduzir filas, melhora os diagnósticos e acelera o início dos tratamentos, fortalecendo a rede pública de saúde como um todo.

Fonte: pernambuconoticias.com.br

Tags