Mais Pajeu

Tabira: Flávio Marques anuncia que Poesia Popular entrará no currículo das escolas municipais em 2026

tabira:-flavio-marques-anuncia-que-poesia-popular-entrara-no-curriculo-das-escolas-municipais-em-2026
Tabira: Flávio Marques anuncia que Poesia Popular entrará no currículo das escolas municipais em 2026

Compartilhe nosso conteúdo:

A Prefeitura de Tabira anunciou, na noite desta quinta-feira (20), um marco histórico para a educação e a cultura do município: a inclusão da disciplina Poesia Popular no currículo da Rede Municipal de Ensino. O anúncio foi feito pelo prefeito Flávio Marques durante a homenagem ao poeta tabirense Dedé Monteiro, Patrimônio Vivo de Pernambuco e recém-titulado Doutor Honoris Causa pela UFPE, em um encontro que lotou a Praça Gonçalo Gomes e emocionou o público presente.

O evento, marcado por versos, memória e celebração, reforçou o papel de Tabira como uma das principais referências da poesia nordestina. Em meio às homenagens a Dedé, o prefeito destacou que a iniciativa representa o fortalecimento da identidade cultural do município e nasce de um compromisso com a formação artística das crianças e jovens tabirenses. Ele lembrou que o projeto foi originalmente apresentado pelo ex-prefeito Sebastião Dias (in memoriam), quando ainda era vereador, e agora se concretiza graças ao aval da atual gestão. Flávio ressaltou ainda que a implementação da disciplina será possível por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Túlio Gadelha, garantindo condições para que as aulas comecem já em 2026.

“Tabira tem uma missão cultural que atravessa gerações. Implementar a disciplina de Poesia Popular é honrar o legado dos nossos mestres, dar continuidade ao sonho de Sebastião e aproximar nossos jovens dessa arte que é a alma do nosso povo. Quero que, em 2026, nossas escolas estejam respirando poesia, criando poesia e vivendo poesia”, afirmou o prefeito.

Na semana passada, Flávio Marques recebeu o idealizador da proposta, o poeta Vinícius Gregório, que apresentou a concepção pedagógica da nova disciplina. A iniciativa busca aproximar os estudantes da tradição oral do Sertão, estimulando criatividade, expressão artística, pensamento crítico e o contato direto com o universo dos poetas populares, violeiros e mestres da literatura de cordel.

Terra de grandes nomes como Dedé Monteiro, Sebastião Dias, Genildo Santana, Zé Carlos do Pajeú, Dulce Lima, Paulo Matricó, Albino Pereira e tantos outros, além da atuação da APPTA (Associação de Poetas e Prosadores de Tabira), o município reforça, com essa decisão, seu compromisso histórico de preservar e incentivar a arte que faz parte de sua essência. Tabira segue, assim, consolidando-se como referência na valorização da cultura popular, agora também dentro da sala de aula.

Fonte: maispajeu.com.br

Tags