A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou neste sábado (4) a notificação de seis novos casos suspeitos de intoxicação por metanol. As ocorrências, registradas por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/PE), envolvem pacientes do sexo masculino, com idades entre 20 e 58 anos, residentes em Lajedo, Lagoa do Ouro, Caruaru, Recife, Carpina e Maceió (AL).
Com as novas notificações, o número de casos suspeitos no estado sobe para 12. Um caso anterior, registrado em Gravatá, foi descartado após exames confirmarem que as alterações clínicas não eram compatíveis com intoxicação exógena.
Além dos novos casos, o Cievs confirmou oficialmente o óbito de um paciente de 25 anos, residente de Lajedo, ocorrido no fim de agosto, totalizando agora quatro mortes associadas à possível ingestão de bebidas adulteradas com metanol.
Situação dos casos notificados
Entre os 12 casos em investigação:
- Quatro evoluíram para óbito: três em Lajedo (25, 32 e 43 anos) e um em João Alfredo (30 anos).
- Três pacientes receberam alta, mas apresentam sequelas, como perda visual: uma em Olinda (35 anos), outra atendida em Ipojuca (26 anos, residente em SP) e um em Garanhuns (36 anos, residente em Maceió).
- Cinco permanecem internados, em estado de saúde que não foi detalhado: moradores de Cedro (33 anos), Lagoa do Ouro (33 anos), Caruaru (46 anos), Recife (58 anos) e Carpina (20 anos).
A SES-PE reforça a importância da população evitar o consumo de bebidas alcoólicas de origem desconhecida ou vendidas de forma irregular, diante da gravidade dos casos e do risco elevado à saúde. A Vigilância Sanitária estadual segue investigando a origem das bebidas contaminadas.
O caso descartado envolveu um homem de 30 anos, residente em Gravatá, que apresentou sintomas inicialmente suspeitos, mas sem confirmação para intoxicação por metanol.
Fonte: pernambuconoticias.com.br