Blog

Recife sedia 7º Congresso Nacional da ABGLT com foco nos 30 anos de luta e conquistas

recife-sedia-7o-congresso-nacional-da-abglt-com-foco-nos-30-anos-de-luta-e-conquistas
Recife sedia 7º Congresso Nacional da ABGLT com foco nos 30 anos de luta e conquistas

A capital pernambucana será palco de um dos eventos mais significativos do calendário LGBTQIAPN+ nacional. De 24 a 27 de setembro, o Centro de Formação e Lazer do SINDSPREV, localizado na Avenida Padre Mosca de Carvalho, 58, no bairro da Guabiraba, recebe o 7º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT).

Com o tema “30 anos da ABGLT: celebrar as conquistas, organizar as lutas e construir nossos sonhos”, o encontro terá caráter deliberativo e será voltado à construção do planejamento estratégico da entidade, além da definição de suas posições políticas para os próximos anos. A programação inclui debates, encontros temáticos, atividades práticas, lançamentos de publicações e campanhas, além da elaboração da “Agenda ABGLT +30”.

A escolha do Recife como sede do congresso simboliza o fortalecimento da militância LGBTQIAPN+ no Nordeste e destaca o papel de Pernambuco na articulação nacional. Segundo Victor De Wolf, presidente da ABGLT, o congresso será uma oportunidade de “celebrar coletivamente os 30 anos da entidade com todas as afiliadas do Brasil, relembrar os marcos históricos e projetar o futuro da organização mais emblemática do movimento LGBTI brasileiro”.

Marcone Costa, presidente do Movimento LGBT Leões do Norte e coordenador da Regional Nordeste 2 da ABGLT, destacou o evento como um momento de resistência e fortalecimento político. “Será uma vivência coletiva de articulações e enfrentamento às diversas formas de opressão, como fascismo, racismo e capacitismo, reforçando a luta por direitos humanos e cidadania para a população LGBTQIAPN+”, afirmou.

O congresso contará com presença internacional, reunindo Dário Árias (Argentina) e Ari Vera (México), co-secretários da ILGALAC (Asociación Internacional de Lesbianas, Gays, Bisexuales, Trans e Intersex para América Latina y el Caribe), reforçando o intercâmbio político entre países da região.

Fundada em 31 de janeiro de 1995, a ABGLT consolidou-se como uma rede nacional com mais de 300 entidades afiliadas em todos os estados brasileiros. Com seis edições anteriores realizadas em cidades como Curitiba, Maceió, Belém, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a sétima edição marca um novo ciclo para a maior organização LGBTQIAPN+ do país.

Fonte: pernambuconoticias.com.br

Tags