A partir desta quinta-feira (15), a Prefeitura do Recife inicia a campanha “Um livro doado, um novo leitor”, promovida pela Rede Compaz em parceria com o programa ‘Bibliotecas pela Paz’. A ação tem como objetivo arrecadar livros em bom estado de conservação para ampliar o acervo das bibliotecas públicas municipais, estimular o hábito da leitura e promover práticas sustentáveis através da reutilização de obras.
Os pontos de coleta estarão distribuídos pelas seis unidades do Compaz e nas nove bibliotecas integrantes da rede, espalhadas por diversos bairros da capital pernambucana. A campanha pretende transformar livros guardados nas estantes em ferramentas de transformação social.
Para o secretário de Cidadania e Cultura de Paz do Recife, Túlio Arruda, o gesto simples de doar pode abrir novos horizontes: “Um livro esquecido na estante pode ser a porta de entrada para um novo mundo na vida de alguém. Essa campanha é um convite para cada cidadão contribuir com a ampliação do acesso à leitura e fortalecimento das nossas bibliotecas.”
A população poderá doar livros literários, técnicos, infantojuvenis e de interesse geral, desde que estejam em bom estado — com capas e páginas intactas, sem rasgos ou mofo. Não serão aceitos itens como enciclopédias desatualizadas, livros danificados, materiais acadêmicos não publicados, coleções de jornais e mídias obsoletas.
Locais de arrecadação
Compaz
- Eduardo Campos – Alto Santa Terezinha
- Ariano Suassuna – Cordeiro
- Miguel Arraes – Madalena
- Dom Hélder Câmara – Ilha Joana Bezerra
- Paulo Freire – Ibura
- Leda Alves – Pina
Bibliotecas pela Paz
- Afrânio Godoy – Compaz Eduardo Campos
- Carlos Percol – Compaz Ariano Suassuna
- Júlia Santiago – Compaz Miguel Arraes
- Clarice Lispector – Compaz Dom Hélder Câmara
- Tarcísio Pereira – Compaz Leda Alves
- Compaz Paulo Freire – Ibura
- Biblioteca Popular de Casa Amarela
- Biblioteca Popular de Afogados
- Biblioteca Dr. Joaquim Suassuna – Pina
- Ponto de Leitura – Parque 13 de Maio, Santo Amaro
- Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz – Avenida Cais do Apolo, Bairro do Recife
A campanha segue por tempo indeterminado e busca alcançar todos os recifenses que desejam contribuir para a democratização do acesso à leitura e à cultura na cidade.
Fonte: pernambuconoticias.com.br