Provedores de internet que atuam no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, estão sendo coagidos por criminosos que impõem uma taxa ilegal de R$10 por cliente para permitir a continuidade dos serviços na região. A denúncia foi feita à polícia após o aumento das ameaças e prejuízos enfrentados pelas empresas.
Representantes dos provedores relataram que os criminosos entram em contato via WhatsApp, exigem listas com os clientes ativos e impõem ameaças de corte dos cabos e destruição dos equipamentos em caso de descumprimento. Em uma das mensagens recebidas, os criminosos afirmam que após o dia 20, quem não pagar terá a rede retirada e será impedido de continuar atuando nos locais dominados por eles.
As ameaças se estendem a várias comunidades da área, incluindo UR-5, UR-6, UR-10, Lagoa Encantada e Vila dos Milagres. Segundo os relatos, algumas empresas acabam cedendo às pressões e operam em conluio com os criminosos, enquanto os moradores são forçados a contratar os serviços dessas provedoras associadas ao grupo.
As consequências vão além do medo: os prejuízos financeiros acumulam-se, e os profissionais relatam perda de equipamentos e paralisação de atividades. “Estamos à mercê dessa bandidagem e queremos providências”, disse um representante dos provedores em entrevista à imprensa.
A Polícia Civil de Pernambuco confirmou, por meio de nota, que investiga uma ocorrência de extorsão registrada no dia 15 de julho, no bairro da Cohab. Um inquérito policial foi instaurado e segue em andamento. As autoridades reforçam a importância de qualquer informação ser repassada à Ouvidoria da SDS, com garantia de sigilo absoluto.
A população pode colaborar com as investigações pelos telefones 0800-0815001 ou (81) 9.9488-3455, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Fonte: pernambuconoticias.com.br