Compartilhe nosso conteúdo:
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (23) que Israel e Irã chegaram a um acordo para um cessar-fogo. Segundo ele, o conflito será completamente encerrado a partir desta terça-feira (24).
Até a publicação desta reportagem, o governo de Israel não havia confirmado o acordo oficialmente. Já o chanceler iraniano, Abbas Araqchi, afirmou que não há acordo ou suspensão das operações militares.
Segundo Araqchi, o Irã só irá se comprometer com um cessar-fogo caso Israel interrompa seus ataques até as 4h pelo horário de Teerã — 21h30 desta segunda-feira em Brasília.
“Como o Irã deixou claro repetidamente: Israel iniciou a guerra contra o Irã, e não o contrário”, escreveu. “A decisão final sobre a cessação de nossas operações militares será tomada mais tarde.”
O chanceler disse ainda que o Irã continuou suas operações até o último minuto antes das 4h do horário de Teerã. Ele também agradeceu aos militares iranianos pela defesa do país.
O jornal The New York Times informou que um porta-voz das Forças de Defesa de Israel se recusou a comentar o anúncio feito por Trump. Já uma emissora israelense disse que o governo de Benjamin Netanyahu aceitou o acordo, desde que o Irã não faça novos ataques.
Fonte: maispajeu.com.br