Subiu para quatro o número de mortes por dengue em Pernambuco neste ano. A informação consta no Boletim Epidemiológico de Arboviroses, divulgado nesta quarta-feira (18) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Os óbitos foram registrados em um intervalo inferior a três meses, sendo o primeiro ocorrido na primeira semana de abril.
No comparativo com o ano anterior, o cenário ainda é menos letal: em 2024, 17 pessoas morreram em decorrência da doença. No entanto, o número de casos confirmados em 2025 já chama atenção. Até o dia 14 de junho, o estado contabilizou 4.620 diagnósticos positivos, dos quais 87 apresentaram sinais de alarme ou gravidade, exigindo acompanhamento mais intenso.
A taxa de incidência atual é de 120,8 casos por 100 mil habitantes, evidenciando a disseminação do vírus em diversas regiões do estado. O boletim reforça a importância das medidas de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além da necessidade de alerta para os sintomas e complicações da infecção.
As autoridades de saúde mantêm o monitoramento constante da situação e orientam a população a procurar unidades de saúde ao menor sinal da doença, especialmente em casos de febre persistente, dores intensas e sinais de sangramento.
Fonte: pernambuconoticias.com.br