Dois despachantes foram detidos em flagrante pela Polícia Federal na noite da última terça-feira (3), no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, durante uma operação que investigava o furto de mercadorias dos Correios. A ação, que só foi divulgada nesta sexta-feira (6), revelou o envolvimento dos trabalhadores no desvio de equipamentos eletrônicos.
As prisões aconteceram por volta das 22h, após uma vistoria realizada por policiais federais no terminal de cargas. Durante o processo de embarque, imagens das câmeras de segurança indicaram comportamentos suspeitos. Ao final da inspeção, dez funcionários foram revistados e, entre eles, dois despachantes acabaram flagrados com produtos furtados. Um deles escondia dois celulares dentro do colete de trabalho, enquanto o outro havia colocado um notebook no chão de uma van que transportava os funcionários.
Os detidos são um homem de 32 anos, morador do bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, e outro de 38 anos, residente no Jordão, na Zona Sul do Recife. Ambos não possuíam antecedentes criminais, conforme informou a PF, que optou por não divulgar suas identidades.
Encaminhados à Superintendência da Polícia Federal, os dois foram autuados por furto qualificado. Após o exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, e audiência de custódia, conseguiram a liberdade mediante pagamento de fiança no valor de R$ 5 mil, determinada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.
As investigações continuam com o apoio dos Correios, que fornecem levantamentos sobre os bens subtraídos. A PF busca entender a dimensão da atuação do grupo, que pode ter ramificações maiores dentro da rede de logística. Em caso de condenação, os envolvidos poderão cumprir pena de dois a oito anos de prisão.
Fonte: pernambuconoticias.com.br