Com a diminuição das chuvas em algumas regiões de Pernambuco, o nível dos rios começou a baixar, segundo o gerente de monitoramento de recursos hídricos da Apac, Kássio Kramer. No entanto, o alerta segue para o Rio Capibaribe e o Capibaribe Mirim, que ainda estão acima do nível de segurança.
Na quarta-feira (5), um alerta de inundação foi emitido para Itambé, enquanto São Lourenço da Mata, Camaragibe e Recife seguem em atenção devido ao risco de transbordamento do Rio Capibaribe. As cidades que registraram maior volume de chuva foram Goiana, Igarassu, Abreu e Lima, Recife e Itapissuma.
A governadora Raquel Lyra afirmou estar coordenando pessoalmente as ações no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS) e lamentou as mortes causadas pelos temporais. Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Assistência Social seguem mobilizadas. Em menos de 48 horas, mais de 350 pessoas já foram resgatadas em situações de risco.
Apesar da trégua, a Apac mantém o monitoramento constante e reforça que qualquer nova atualização será comunicada à população.
Fonte: pernambuconoticias.com.br