Em sessão plenária realizada nesta terça-feira (26), a Câmara Municipal do Recife aprovou dois requerimentos da vereadora Liana Cirne (PT): um concedendo Voto de Aplausos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela criação do Prêmio MEC da Educação Brasileira, e outro expressando Moção de Repúdio ao governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, pela revogação do visto de Mozart Sales, secretário nacional de Atenção Especializada à Saúde.
Ao justificar o reconhecimento ao presidente Lula, Liana destacou que a premiação do Ministério da Educação é um passo importante para valorizar redes públicas de ensino e os profissionais da educação básica. A parlamentar lembrou os avanços proporcionados por gestões anteriores de Lula, como a expansão universitária no interior do país e a política de cotas sociais e raciais. “O governo Lula sempre teve um compromisso com a educação pública… Lula democratizou o acesso à educação”, declarou.
A moção contra o governo Trump foi motivada pela decisão de retirar o visto diplomático de Mozart Sales, considerada por Liana como uma retaliação política à atuação do gestor em programas de saúde que beneficiam milhões de brasileiros, principalmente os mais vulneráveis. A vereadora classificou a medida como um “ataque à soberania nacional e ao direito constitucional à saúde”.
Ambas as proposições foram aprovadas pelo plenário da Casa, reforçando o posicionamento político da vereadora em defesa das políticas públicas brasileiras e da autonomia institucional frente a interferências externas.
Fonte: pernambuconoticias.com.br