O leitor Viana Gaguety fez uma declaração pelo seu amor à Quixaba, sua terra natal. No texto, o Quixabense que vive há anos em São Paulo, descreveu em um artigo, o sentimento de amor e saudade, além das lembranças de sua terra, onde viveu sua infância, adolescência e que sempre guarda estas recordações
“Quixaba Linda! Amo essa Quixaba, meu corpo vive ausente, mas meu coração vive lá!
Esse diamante bruto e inesquecível foi lapidado! Esta mais bela? Sera? Adoro a foto do quadro (foto acima), sem filtro e empoeirada. Com o quadro meio ruído pelo tempo, mas é original!
O vidro de garrafa velha deixa intacto o bom gosto do aguardente!
Lembro que nos bares de Quixaba, sempre tinha uma garrafa de pitu casco verde, separada num cantinho acima da prateleira principal. A casco verde era mais doce!
Vô, Pedro Mariano, gostava muito da casco verde, sem menosprezar as demais… sempre que vô ia tomar uma, num cálice velho de madeira que ele tinha, ele me presenteava com a tampinha de pitu cheia “mode” as lombrigas.
Rapaz, eu engolia e lambia os beiços… que saudades…
Esse carro de boi ai, acho que era de Sebastião de Carolinda, salve engano. Em frente ao salão de Edvaldo Carlos…. Nesse salão, tocaram bandas como; a Rutilante de Carnaíba, Oasis de Arcoverde dentre tantas outras…
…Ah Quixaba…. Quixaba o meu coração!”
Fonte: blogdocauerodrigues.com.br