Blog Caue Rodrigues

Da Escola Tomé Francisco, em Quixaba e o doce sabor do Intercâmbio

da-escola-tome-francisco,-em-quixaba-e-o-doce-sabor-do-intercambio
Da Escola Tomé Francisco, em Quixaba e o doce sabor do Intercâmbio

“Chegar ao Chile para iniciar meu intercâmbio foi uma mistura de emoções: empolgação, curiosidade e um pouco de receio pelo desconhecido”. Essa frase proferida pela estudante LAURA CATHARINNE DE MEDEIROS FERREIRA, do Ensino Médio, da Escola Tomé Francisco da Silva, demonstra a importância do Programa Ganhe o Mundo, do governo de PE para a vida de todos os alunos da rede estadual que terão essa oportunidade.

Laura embarcou, no dia 19 deste, rumo a Santiago, capital do Chile, onde foi acolhida por uma família anfitriã para passar 18 semanas aperfeiçoando o idioma espanhol, prosseguindo com seus estudos e conhecendo a cultura daquele país. É de lá que nos envia a singela mensagem: “Desde os primeiros momentos, percebi que seria uma experiência transformadora. A adaptação não foi imediata – lidar com um novo idioma no dia a dia, entender os costumes locais e conciliar com a rotina acadêmica são desafios reais. No entanto, a hospitalidade dos chilenos, a riqueza cultural do país e a possibilidade de conhecer pessoas de diferentes partes do mundo tornam essa jornada ainda mais especial e enriquecedora.

Já tive a chance de explorar a cidade, provar novos sabores e viver momentos que jamais esquecerei. Ainda há muito a descobrir, mas, sem dúvida, essa experiência tem sido uma das mais enriquecedoras da minha vida. Agradeço imensamente à minha família, que sempre esteve ao meu lado me apoiando, à família Anfitriã, que me acolheu tão bem, à Escola Tomé Francisco da Silva, fundamental na minha formação, à GRE de Afogados da Ingazeira, pelo suporte e incentivo, e à governadora Raquel Lyra, por proporcionar oportunidades que transformam vidas. Muito obrigada a todos”!

A Gestão e equipe de profissionais da ETFS desejam que você, Laura, aproveite muito bem o intercâmbio e retorne ao Brasil com novos conhecimentos e uma imensa bagagem cultural.

Enquanto isso, mais 9 alunos aguardam o embarque para intercâmbio no Canadá e nos Estados Unidos. Todos passaram por uma seleção criteriosa promovida pela Secretaria de educação de PE, em 2024, competindo com um grande número de estudantes da rede estadual. Esses estudantes vão cursar o correspondente a um semestre letivo (média de 18 semanas, de acordo com o país de destino), em escola de nível médio e receberão do Governo do Estado, bolsas de manutenção durante a estadia fora do país.

É uma satisfação imensurável ver que o ensino de qualidade ofertado pela ETFS promove a cada dia a realização de sonhos e a formação integral de seus alunos, proporcionando-lhes o doce sabor do aprendizado.

Fonte: blogdocauerodrigues.com.br