Após um hiato em 2023, o Virtuosi, um dos festivais de música erudita mais importantes do Brasil, retorna à programação do Festival de Inverno de Garanhuns. Conhecido por popularizar a música clássica com concertos gratuitos de renomados instrumentistas brasileiros e internacionais, o festival, em sua 17ª edição do ‘Virtuosi na Serra’, acontecerá de 19 a 27 de julho na Capela do Seminário São José.
Homenagem ao Maestro Clóvis Pereira
Esta temporada será dedicada ao maestro Clóvis Pereira (1932-2024), uma figura essencial para a difusão da música de concerto pernambucana e do Movimento Armorial. As homenagens começam já na abertura, dia 19, com Clóvis Pereira Filho como solista em um concerto com a Orquestra Jovem de Pernambuco. O programa inclui ‘Concertino para Violino e Orquestra’ e ‘Três Peças Nordestinas’, ambas composições do maestro. Clóvis Pereira Filho, formado no Conservatório Pernambucano de Música, possui uma carreira internacional impressionante e é solista na Orquestra Sinfônica Brasileira.
Programação Diversificada
No dia 20 de julho, o Ensemble Vocal Cantamus e o Collegium Musicum do Recife, sob a regência de Gilson Celerino, apresentarão obras de Johann Sebastian Bach e Antonio Vivaldi. No dia 21, o coro de câmara do Recife Contracantos, regido por Flávio Medeiros, trará uma mistura de música sacra e profana, com composições de Gilberto Gil, Chico Buarque e Dorival Caymmi.
A violinista e rabequeira Paula Bujes será a atração do dia 22 de julho, apresentando tanto peças tradicionais de violino quanto suas próprias composições. Já no dia 23, o Quinteto Pernambucano tocará um repertório completo das obras do maestro Clóvis Pereira, incluindo ‘Frevo’, ‘Ponta de Lança’ e ‘Príncipe Alumínio’.
O pianista gravataense Luis Felipe de Oliveira, solista de importantes orquestras brasileiras, apresentará o programa ‘O Piano Romântico’ no dia 24 de julho, com obras de Chopin, Brahms e Liszt. No dia 25, o Virtuosi receberá o violonista eslovaco Adam Marec, que trará um repertório de compositores da Eslováquia e de João Pernambuco.
No dia 26 de julho, o Duo Altino, formado pelo violoncelista Leonardo Altino e sua mãe, a pianista Ana Lúcia Altino, apresentará um programa de ‘Encores’, com pequenas obras de grandes compositores como Villa-Lobos, Marlos Nobre, Cassadó e Paganini.
Encerramento
Encerrando a programação, no dia 27 de julho, a Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência de Nilson Galvão, apresentará um programa com obras de Vivaldi, Piazzolla, Clóvis Pereira e Haydn. Os solistas serão os irmãos Altino: Rafaell (viola) e Leonardo (cello). Rafaell será solista nas estações ‘Verão’ e ‘Inverno’ de Vivaldi e Piazzolla, enquanto Leonardo será solista em ‘Aboio’, de Clóvis Pereira, e no ‘Concerto em Dó Maior’, de Haydn.
Informações Adicionais
Os concertos acontecerão às 19h30, de segunda a sexta-feira, e às 18h30, nos finais de semana, na Capela do Seminário São José. O acesso é gratuito.
O Virtuosi
O Virtuosi, iniciado em 1998, é um dos maiores festivais de música de câmara do país. Criado por Altino e Ana Lúcia Garcia, o festival trouxe grandes personalidades e artistas talentosos, contribuindo para o desenvolvimento e enriquecimento cultural do Brasil. Ao longo dos anos, foram realizadas mais de 20 edições do festival em Pernambuco, incluindo eventos especiais como Virtuosi Brasil, Virtuosi Sem Fronteiras e Virtuosi Século XXI, com masterclasses, workshops e concertos com instrumentistas de várias nacionalidades.
Fonte: pernambuconoticias.com.br