Pernambuco

Semana Nacional de Conciliação traz solução pacífica de conflitos para moradores de Gravatá e Chã Grande

semana-nacional-de-conciliacao-traz-solucao-pacifica-de-conflitos-para-moradores-de-gravata-e-cha-grande
Semana Nacional de Conciliação traz solução pacífica de conflitos para moradores de Gravatá e Chã Grande
Dr. Luís Vital – juiz e coordenador do CEJUSC

Teve início nesta segunda-feira (04) e segue até sexta (08) a Semana Nacional de Conciliação no Fórum de Gravatá, uma iniciativa do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), com o apoio da Prefeitura de Gravatá. O evento oferece aos moradores de Gravatá e Chã Grande a oportunidade de resolverem conflitos de forma amigável, evitando disputas judiciais e promovendo a paz entre as partes.

Voltada principalmente para casos de divórcio, desentendimentos entre vizinhos, pensão alimentícia e negociações de dívidas com instituições financeiras, a ação busca incentivar o diálogo para solucionar disputas. Com essa estratégia, o CEJUSC pretende não só desafogar o Judiciário, mas também promover uma convivência mais harmoniosa na comunidade.

Para tornar o ambiente mais acolhedor e incentivar a conciliação, a Prefeitura de Gravatá preparou um café da manhã com produtos de agricultores familiares da região, decoração com balões, flores, e um atendimento humanizado com serviço de garçom. Rosas e chocolates também são distribuídos para as partes em negociação, além de um posto volante de vacinação oferecido pela Secretaria de Saúde para atualizar a caderneta de imunização dos presentes.

O juiz Dr. Luís Vital, coordenador do CEJUSC, ressaltou a importância de um ambiente mais leve para favorecer o diálogo entre as partes. “O diálogo é o melhor caminho para a resolução de conflitos, e é isso que almejamos com a realização desse evento. Queremos que as pessoas deixem mágoas de lado e possam alcançar um acordo que beneficie todos. Esse ambiente acolhedor que montamos em parceria com a Prefeitura de Gravatá transforma o fórum em um lugar mais humano e propício para a conciliação”, destacou.

Dr. Luís Vital ainda observou que a atuação do CEJUSC reduziu significativamente o número de processos familiares em Gravatá, passando de uma média de 50 para apenas três novos casos mensais.

Serviço:

  • O que: Semana Nacional de Conciliação
  • Data: 04 a 08 de novembro
  • Horário: 08h às 14h
  • Local: CEJUSC, Fórum de Gravatá

Fonte: pernambuconoticias.com.br