A Capital pernambucana é alvo de uma grande ação da Secretaria de Defesa Social (SDS), através da atuação ostensiva e repressiva da Polícia Militar de Pernambuco. A Operação Impacto, que teve início na quarta-feira (7/8), consiste na distribuição das equipes, sobretudo em áreas estratégicas, visando reduzir a incidência da criminalidade, com foco no combate aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP). Um reforço de 500 policiais estão empregados nas ruas do Recife durante todo o período de execução da operação, com o objetivo de prender criminosos e levá-los à Justiça.
Seguindo um detalhado plano de ação, a PMPE reforçou a segurança em bairros da Zona Norte e Sul do Recife. Realizando policiamento ostensivo, os militares estão atuando em diversos bairros como Boa Viagem, Imbiribeira, Pina, Brasília Teimosa, Aflitos, Espinheiro, Madalena, Derby, Casa Amarela e Casa Forte, por exemplo. Efetivo a pé, em viaturas ou em motocicletas, os principais logradouros contam também com policiamento especial, reforçado com o efetivo da ciclopatrulha e de unidades especializadas.
O lançamento do efetivo conta com a utilização dos cartões programa digital. São itinerários inteligentes baseados nas ocorrências registradas pela população, direcionando as rondas e as paradas das guarnições policiais, através de aplicativo próprio desenvolvido pela PMPE.
O diretor de Planejamento Operacional da PMPE, coronel João Barros, destaca que a Operação Impacto visa o recobrimento territorial de uma área extensa do Recife, sem prazo para ser finalizada. “Nosso principal objetivo é combater o crime nessas localidades, reforçando a segurança da sociedade. Por este motivo, estamos massificando a presença do policiamento, com o efetivo percorrendo diversas ruas e avenidas, em rondas a pé e motorizadas, principalmente as que são alvo frequentes dos criminosos, com guarnições circulando em horários alternados, de maneira a reprimir as investidas de natureza delituosa”, esclareceu Barros.
“Aproveitamos a oportunidade para solicitar a participação e a colaboração do povo recifense nesse processo. Importante a interação com os policiais, como também o compartilhamento das informações. Auxiliando na atuação mais eficaz das Forças de Segurança”, finalizou o coronel João Barros.
REDUÇÃO – A partir de um trabalho integrado, nos últimos três meses em relação aos homicídios no Estado, a Segurança Pública tem alcançado importantes resultados. Apenas no último mês de julho, no comparativo com o ano anterior, as ocorrências reduziram 12,6%. “Estamos trabalhando para reduzir também os índices de CVP, em todas as regiões, com foco principalmente na Capital”, completou o diretor de Planejamento Operacional da PMPE.
Fonte: vilabelaonline.com