O Sindicato dos Professores Municipais de Gravatá (SIPROG) imitiu há uma semana um COMUNICADO IMPORTANTE informando que o perfeito de Gravatá, Joselito Gomes (AVANTE) insistia em oferecer 0% de reajuste salarial para os professores.
Segundo o SIPROG, este é o segundo ano que o prefeito da cidade não oferece nenhum tipo de reajuste aos profissionais, mesmo o governo federal, através do ministério da educação, estipular metas para a aplicação do reajuste. Em 2023, o governo Lula havia autorizado o reajuste de até 31% aos profissionais da educação. Em 2024, o MEC definiu um pífio reajuste de 3,62% [publicado em Diário Oficial do dia 1 de 31 de janeiro de 2024].
Nesta sexta-feira (28), dia em que o município está tomado por turistas, um carro de som foi visto circulando pelas ruas da cidade informando que o prefeito não teria honrando os compromissos com a categoria.
No vídeo (anexado nesta reportagem) a locução se coloca como ‘nós professores’, deixando entender que a mensagem teria sido produzida por profissionais da educação. A gravação diz que o prefeito tem o lema ‘compromisso com o povo’, e questiona se os professores não fazem parte desse ‘povo’.
O PERNAMBUCO NOTÍCIAS investigou e descobriu que a gravação e a divulgação teriam sido contratadas pelo SINDICADO DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE GRAVATÁ (SIPROG) como claramente evidenciado em trecho da gravação sonora [não captada pelo vídeo].
A gravação também pontua alguns segredos que o prefeito não divulga nas redes sociais: escolar sem manutenção; escolas fechadas; escoladas abandonadas; ônibus deteriorados, anulação do concurso antes de ser julgado; professores com salários defasados; número de contratados maior do que a de efetivos; desconto abusivo na contribuição dos aposentados.
Até o fechamento desta reportagem, o prefeito Joselito e sua assessoria não respondeu o material divulgado nas redes sociais e por meio de carro de som.
Fonte: pernambuconoticias.com.br