Pernambuco

Pernambuco recebe 20 mil doses de vacina contra a Covid-19 e atualiza estratégias de imunização

pernambuco-recebe-20-mil-doses-de-vacina-contra-a-covid-19-e-atualiza-estrategias-de-imunizacao
Pernambuco recebe 20 mil doses de vacina contra a Covid-19 e atualiza estratégias de imunização

Na noite da última sexta-feira (6), Pernambuco recebeu um novo lote de 20 mil doses de vacina contra a Covid-19, enviado pelo Ministério da Saúde. O imunizante, produzido pela Zalika Farmacêutica em parceria com o Instituto Serum da Índia, foi aprovado pela Anvisa em janeiro deste ano e é indicado para pessoas com 12 anos ou mais.

Com a chegada da remessa, o calendário de vacinação sofreu atualizações. Gestantes passarão a receber uma dose da vacina em cada gestação, enquanto idosos a partir de 60 anos terão indicação de reforço a cada seis meses. Essas mudanças foram discutidas em uma reunião realizada nesta terça-feira (10), entre o Programa Estadual de Imunizações e representantes do órgão de saúde federal, para alinhar as novas estratégias de vacinação.

As doses recebidas serão distribuídas proporcionalmente entre os municípios pernambucanos na quinta (12) e sexta-feira (13). As vacinas seguirão para as sedes das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), ficando disponíveis para retirada pelas gestões municipais. Com isso, cada município poderá organizar campanhas locais de imunização, priorizando os grupos contemplados pelas novas diretrizes.

A chegada desse lote reforça os esforços do estado para combater a Covid-19, garantindo a proteção de grupos prioritários e a manutenção da imunização em larga escala. Municípios como Recife e Caruaru, conhecidos pela organização de campanhas eficientes, devem mobilizar rapidamente suas redes de saúde para aplicar as doses recebidas.

Compromisso com a saúde pública

A iniciativa demonstra o compromisso do estado em manter o avanço na vacinação, mesmo diante de desafios logísticos. As novas diretrizes são vistas como uma evolução da estratégia de imunização, visando oferecer proteção contínua a grupos vulneráveis e ampliar a cobertura vacinal em todo o território pernambucano.

Fonte: pernambuconoticias.com.br

Tags