Pernambuco

Pernambuco adota esquema de vacina injetável contra a poliomielite em substituição à gotinha

pernambuco-adota-esquema-de-vacina-injetavel-contra-a-poliomielite-em-substituicao-a-gotinha
Pernambuco adota esquema de vacina injetável contra a poliomielite em substituição à gotinha
vacina covid 19

” data-image-caption data-medium-file=”https://i0.wp.com/pernambuconoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/03/VACINA-COVID-19.jpeg?fit=600%2C400&ssl=1″ data-large-file=”https://i0.wp.com/pernambuconoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/03/VACINA-COVID-19.jpeg?fit=696%2C463&ssl=1″ src=”https://i0.wp.com/pernambuconoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/03/VACINA-COVID-19.jpeg?resize=696%2C463&ssl=1″ alt=”vacina covid 19″ >

A partir desta segunda-feira (04/11), Pernambuco implementou o novo esquema de vacinação contra a poliomielite, substituindo a tradicional vacina oral (VOP), conhecida como “gotinha”, pela vacina injetável (VIP) em todas as etapas de imunização infantil. De acordo com o novo cronograma, as crianças receberão doses aos 2, 4 e 6 meses de idade, com uma dose de reforço aos 15 meses, conforme a recomendação do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), do Ministério da Saúde.

O Programa Estadual de Imunização de Pernambuco iniciou a logística de transição em setembro, com a orientação para que os municípios encaminhassem as doses remanescentes de VOP de volta à sede estadual. Até o momento, foram direcionadas 336 mil doses para devolução ao Ministério da Saúde. “As vacinas injetáveis já estão disponíveis nas unidades de saúde de todos os municípios pernambucanos, reforçando nossa estratégia para erradicar a poliomielite,” destacou Magda Costa, superintendente de Imunizações.

No Brasil, o último caso de poliomielite foi registrado em 1989, e o país foi certificado como área livre do poliovírus selvagem em 1994. A adoção da vacina injetável representa um passo importante na manutenção dessa conquista, após décadas de uso da VOP desde 1977.

Fonte: pernambuconoticias.com.br

Tags