Na cidade de Gravatá, um caso envolvendo o músico, cantor e professor Josenildo Sales (foto), 54 anos, ganhou repercussão nesta semana. Acusado de supostos atos contra alunos de uma escola municipal, o artista foi preso na última quarta-feira (4), após desdobramentos de um processo iniciado em 2022. No entanto, nesta sexta-feira (6), o juiz criminal local expediu um alvará de soltura em seu favor, impondo uma série de restrições.
As acusações contra Josenildo Sales surgiram após uma publicação feita pelo blog Ronda Geral, em junho de 2022. Na ocasião, o portal relatou que um ex-conselheiro tutelar e professor da Escola Edgar Nunes Batista teria sido acusado de assediar crianças. Após a denúncia, Josenildo foi afastado de suas funções, mas o processo seguiu em sigilo devido ao envolvimento de menores.
Nesta semana, o mesmo blog voltou a noticiar o caso, informando sobre a prisão do professor e ilustrando a matéria com a imagem de Josenildo ao lado de um jovem, o que gerou especulações, inclusive, sobre sua sexualidade nas redes sociais. Grupos de WhatsApp se encheram de comentários e compartilhamentos, enquanto veículos de imprensa locais optaram por não divulgar o caso, aguardando informações oficiais.
Condições para liberdade
Conforme determinação judicial, Josenildo Sales terá que seguir diversas medidas cautelares. Entre elas, está a proibição de sair de Gravatá por mais de oito dias, manter-se afastado das vítimas e testemunhas em um raio de 200 metros, além de não se comunicar com os envolvidos por qualquer meio. O professor também deve comparecer ao tribunal sempre que for intimado e não poderá reincidir em qualquer delito.
A decisão foi comemorada nas redes sociais por amigos e conhecidos do professor, que consideram a situação inusitada e questionam as acusações. Fontes informaram que Josenildo Sales não sofreu nenhum tipo de violência enquanto estava preso, mas sentiu medo quando viu uma emissora de TV de Caruaru transmitir a informação. Para uma pessoa próxima, Josenildo disse que conseguiu contornar a situação de uma maneira que só a Trindade Santa poderia ser capaz de iluminar.
Processos contra o blog que divulgou imagem de Josenildo ao lado de um rapaz
Após a nova publicação do blog Ronda Geral, Josenildo Sales declarou para pessoas próxima que acionará a justiça contra o veículo, que, segundo ele, anexou a imagem de um jovem que nada tinha a ver com o caso. O rapaz seria filho de um amigo próximo de Josenildo, cujo pai também pretende processar o blog pela exposição indevida.
O caso continua a movimentar opiniões em Gravatá, enquanto a justiça segue investigando os fatos.
Fonte: pernambuconoticias.com.br