Pernambuco

Gravatá inicia curso de Formação Empreendedora para MEIs e empresários locais com apoio da prefeitura

gravata-inicia-curso-de-formacao-empreendedora-para-meis-e-empresarios-locais-com-apoio-da-prefeitura
Gravatá inicia curso de Formação Empreendedora para MEIs e empresários locais com apoio da prefeitura
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Começou nesta segunda-feira (04) em Gravatá o curso de Formação Empreendedora (FORME), iniciativa promovida pelo Instituto Fecomércio com o apoio da Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Indústria e Comércio e da Sala do Empreendedor. O curso, que conta também com a parceria do SENAC e SEBRAE, busca capacitar microempreendedores individuais (MEIs) e empresários do comércio local com habilidades práticas e estratégicas para fortalecer seus negócios e o desenvolvimento econômico da cidade.

O curso terá 33 encontros liderados pela instrutora Ana Lira, que aplicará uma metodologia desenvolvida pela ONU para estimular comportamentos empreendedores e ajudar os participantes a identificar oportunidades de mercado. A programação inclui atividades práticas como jogos, debates e construção de planos de negócios, abordando aspectos fundamentais como marca, marketing digital, finanças e gestão comercial. Ao final, os participantes apresentarão suas ideias para uma banca avaliadora.

Ana Lira explica que a estrutura do curso busca inicialmente o desenvolvimento pessoal dos empreendedores, seguido pela elaboração de um plano de negócios detalhado: “Nos primeiros encontros, focamos no autoconhecimento, depois passamos ao planejamento de marca, comercial, digital e financeiro. No final, cada grupo terá uma empresa-modelo para apresentar a uma banca, que avaliará o que foi desenvolvido”, afirma.

Para José Joaquim de Lemos, secretário de Indústria e Comércio, o curso é uma oportunidade valiosa para qualificar os empreendedores locais e fortalecer a economia do município. “É essencial entrar no mercado com preparo, e este curso oferece exatamente isso. Com o apoio do Fecomércio, SENAC e SEBRAE, estamos ajudando a população a obter conhecimento para que possam ter sucesso e crescimento nos negócios”, destacou o secretário.

Participante e designer gráfico, Anna Batista celebrou a iniciativa: “Gravatá tem muitos empreendedores que muitas vezes não têm acesso a capacitações como esta. É uma ótima oportunidade para nós.”

A cerimônia de abertura contou também com a presença de Ricardo Santos, do Instituto Fecomércio, e Ricardo Carvalho, do SENAC, reforçando a importância da colaboração entre instituições para o fortalecimento do comércio local e o desenvolvimento do empreendedorismo na região.

Fonte: pernambuconoticias.com.br