Na noite deste domingo (27), o clube AABB de Gravatá foi palco de uma apresentação intimista do espetáculo “Tudo em volta é só beleza”, promovido pela Escola de Dança e Produções Artísticas – MOWA. Em uma sessão exclusiva para convidados, o evento marcou o retorno do show, concebido em 2015, que celebra a rica cultura pernambucana e a inclusão social.
A primeira versão do espetáculo foi criada durante o encerramento temporário da Quadrilha Junina Traquejo e permaneceu em cena até 2020, quando precisou ser interrompida pela pandemia. Em 2024, a MOWA decidiu retomar a produção e reuniu amigos, familiares e antigos integrantes para testemunhar o relançamento dessa celebração da cultura nordestina.
A remontagem trouxe novos elementos, especialmente a inclusão, representada pelo personagem central, João, um garoto cego que, com a ajuda de amigos, embarca em uma viagem pela cultura pernambucana. Por meio de música, dança e figurinos típicos, o espetáculo apresenta aspectos tradicionais como a religiosidade e o folclore, tudo com um toque emocional que cativou a audiência.
Direção e Adaptação Cultural
Herika Araújo, produtora cultural e atriz, assumiu a adaptação do texto original de Cleuton Azevedo para tornar a produção ainda mais atual. Ela destacou a importância de reforçar a diversidade e a naturalidade das diferenças: “A cultura pernambucana é isso: emoção… Somos todos diferentes, e se trouxermos um discurso que fortaleça isso, é importante, sempre!”, comentou Herika, emocionada com a recepção calorosa do público.
Representantes da Inclusão e Cultura Local
Entre os convidados, o pedagogo e embaixador da pessoa com deficiência, Matheus Pimentel, veio de Recife especialmente para prestigiar o evento. Ele, que é o primeiro passista cadeirante do frevo e bailarino de quadrilha junina, exaltou o acolhimento e a magia da apresentação: “Isso já não é mais só de Gravatá, é do estado. Encantador e com uma acolhida que sempre me faz querer voltar”.
Wanderson José, criador e diretor artístico do espetáculo, comentou sobre o valor emocional de reviver o projeto: “Esse espetáculo nos permite dançar pertinho do povo, no chão, ter contato com as pessoas e passar essa magia que é a cultura de Pernambuco”.
Apoio à Cultura pela Gestão Municipal
Representando o prefeito Joselito Gomes, o secretário de Comunicação Social e Imprensa de Gravatá, Rodolfo Lima, destacou o compromisso da prefeitura com o apoio à cultura local: “Esse espetáculo é um convite a viver a cultura de Pernambuco… merece rodar o estado inteiro, e no que depender da prefeitura, estaremos juntos em prol da valorização dos artistas de Gravatá”.
Com uma mistura de emoção, tradição e inclusão, o espetáculo “Tudo em volta é só beleza” reacendeu o orgulho pela cultura pernambucana, provando que a união entre arte e diversidade segue sendo uma força poderosa para conectar pessoas e valorizar o patrimônio cultural do estado.
Fonte: pernambuconoticias.com.br