Mais Pajeu

Palavra do Dia: O lado bondoso de Deus

palavra-do-dia:-o-lado-bondoso-de-deus
Palavra do Dia: O lado bondoso de Deus

Compartilhe nosso conteúdo:

Vejam como Deus é bom e também severo. Romanos 11.22

Deus tem dois lados: o lado bondoso e o severo. A Bíblia nunca nos deixa ver apenas um deles, pois seria como enxergar um deus aleijado. Enquanto a lei focaliza o lado severo de Deus, a graça focaliza o seu lado bondoso. Enquanto a liturgia da velha aliança mostra a severidade de Deus, a liturgia mais simplificada da nova aliança revela a sua bondade. Até o sacrifício de Jesus aponta os dois lados de Deus. Por ser severo, Deus “não poupou a seu próprio Filho”; por ser bondoso, Deus “por todos nós o entregou” (Rm 8.32).

Quatro salmos começam declarando que Deus é bom: “Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom e a sua misericórdia dura para sempre” (Salmos 106, 107, 118 e 136). Deus é absolutamente santo e absolutamente bom ao mesmo tempo.

O que mais evidencia o lado bondoso de Deus é como ele trata o ho­mem depois que este peca. Um exemplo é o que aconteceu no deserto de Sinai por ocasião do êxodo. Os israelitas fizeram um bezerro de ouro e o adoraram, enquanto Moisés, no monte, recebia das mãos de Deus o Decálogo e as demais leis. Eles se corromperam gravemente. Deus queria consumir todo o povo e começar outro projeto a partir de Moisés (Êx 32.10). Todavia ele manteve seu cuidado com eles, levou-os até a terra prometida e ali os introduziu, a despeito de tudo. Porque ele é “Deus compassivo, clemente e longânimo”, que “perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado” (Êx 34.6-7).

Retirado de Meditações Diárias [Elben César]. Editora Ultimato.

Fonte: maispajeu.com.br