Farol de Noticias

Serra e região têm alta de acidentes de trânsito com mortes; comitê faz alerta

serra-e-regiao-tem-alta-de-acidentes-de-transito-com-mortes;-comite-faz-alerta
Serra e região têm alta de acidentes de trânsito com mortes; comitê faz alerta
Foto: Licca Lima/Farol de Notícias
Foto: Licca Lima/Farol de Notícias

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Após um período com alta ocorrência de acidentes de trânsito em Serra Talhada e região, o Programa Falando Francamente, da Tv Farol, recebeu nesta segunda-feira (4), Karla Milene, diretora da XI Geres.

A qual engloba os munícipios de Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo.

Em pauta, o programa discutiu as ações do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Serra Talhada. Em poucos dias, a cidade teve 3 vítimas fatais, em decorrência de acidentes de moto.

“O Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto foi criado em 2011, pela Secretaria Estadual de Saúde e está presente em cada GERES, para trabalhar e prevenir os acidentes de trânsito, principalmente ocasionados por motos. Não é exclusividade da XI GERES. Aqui, as reuniões acontecem bimensal, na sede da XI GERES”.

“Este comitê é coordenado pela GERES mas, conta com a parceria de 14 instituições: PRF, PM, Bombeiros, Samu, Polícia Cívil, Hospam, HEC, STrans, GRE, CDL, Secretarias Municipais de Saúde e Educação. Fazemos o monitoramento dos indicadores dos acidentes de trânsito e de óbito de toda região”, disse Carla Milene

AUDIÊNCIA PÚBLICA

“A audiência pública é importante para que toda sociedade cívil possa participar, a gente possa escutar as ideias e sugestões. Os acidentes têm acontecido principalmente no domingo, no período da tarde”, pontuou a diretora da XI Geres.

“Este ano, já tivemos registrado de janeiro a setembro, 437 notificações de vítimas de acidente de trânsito na região. Em Serra Talhada, foram 42. Do total, da GERES, ocorreram 27 óbitos e em Serra Talhada, foram 8 óbitos.”

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

De acordo com Karla Milene, alguns fatores podem influenciar diretamente para esta alta incidência como a má iluminação do perímetro urbano e pela alta movimentação da rodovia.

Ela afirma que a responsabilidade pela iluminação não é apenas do DNIT, como também da gestão municipal e já estão em diálogo com a STTrans, para tomar as devidas medidas necessárias, que exigem esforços coletivos.

Além disso, a presidente do Comitê também inclui a Câmara de Vereadores, como importantes contribuintes na adoção de medidas para a redução dos acidentes.

ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA

Fonte: faroldenoticias.com.br