A reportagem do Farol de Notícias conversou nesta última semana com Valéria Rodrigues, 28 anos, médica e serra-talhadense que está concorrendo ao título de Miss Recife 2024.
Com raízes sertanejas, a pernambucana contou sobre sua trajetória profissional e pessoal e as marcas que carrega consigo ao representar a beleza típica de Serra Talhada.
A final do Miss Recife 2024 acontecerá no dia 22 de agosto, no Teatro Barreto Júnior e será aberto ao público. Os ingressos já estão disponíveis para venda.
Para acompanhar Valéria ou obter mais informações, basta acessar a página do concurso: @oficialmissrecife.
1 – Qual a sensação de participar de um concurso de beleza?
Participar de um concurso de beleza tem me proporcionado viver muitas sensações novas, um misto de alegria e realização pessoal. Tem me permitido viver bons encontros, conhecer mulheres batalhadoras e que estão em busca dos seus objetivos. Tem sido desafiador e inspirador!
2- Quais os principais desafios em trilhar este caminho de Miss?
O maior desafio é conseguir conciliar todos os papéis que uma miss exerce dentro da sociedade, com minha carreira profissional na medicina e vida pessoal. Mas nada além do que nós, mulheres fortes e determinadas, já não enfrentamos diariamente. Os desafios são muitos, mas trilhados ao lado de pessoas incríveis tem sido tudo muito leve e gratificante.
3- Você acha que este tipo de evento tem impacto social? Se sim, qual seria este impacto?
Ser Miss vai muito além de uma noite glamourosa de desfile e um concurso de beleza. Ser Miss é fundamentalmente representatividade e participação na comunidade. Conseguimos representar e contribuir com diversas pautas sociais como educação, saúde e bem-estar, além do empoderamento feminino.
Através da visibilidade dos concursos, podemos, com pequenas ações, iniciar transformando o bairro e a comunidade na qual estamos inseridas e progressivamente ir aumentando esse alcance. Esse é um dos meus objetivos e compromisso nessa trajetória. Além disso, é uma ótima oportunidade de nós, mulheres, buscarmos demonstrar a todos que somos capazes de ser e estarmos onde desejamos. Tudo isso visando um mundo mais justo e igualitário, que respeite a diversidade e o direito de cada indivíduo, então, sim, esse tipo de evento possui um impacto social importante.
4- Você tem uma ligação com Serra Talhada. há alguma característica ou sentimento em relação a Capital do Xaxado que você carrega durante sua trajetória?
Sou natural de Serra Talhada, filha de Emanuel Rodrigues e Evandra Kehrle Rodrigues, morei na cidade durante 15 anos da minha vida e sempre que posso retorno. Sem dúvidas, Serra Talhada faz parte da minha história, raízes e foi essencial para a construção da minha formação, personalidade e princípios.
Tenho muito carinho e respeito pela minha terra natal, a Capital do Xaxado. Falo que sou uma sertaneja orgulhosa da minha origem e que carrego comigo a força, beleza e determinação das mulheres do interior pernambucano. Assim como Matilde Terto (1976), Fátima Mourato (1975), Cilene Bezerra (1974) e Talita Martins (2016) quero fazer história, levando minha origem Serra-talhadense por onde eu for.
Hoje concorro como Miss Casa Forte, bairro que moro desde que mudei para a capital, ao Miss Recife, cidade que me acolheu, onde construí laços de amizade e exerço minha atividade profissional na Medicina. Meu objetivo é divulgar toda a riqueza cultural e artística do nosso estado. Quero levar o xaxado, baião, frevo, ciranda, maracatu e todas as manifestações da nossa cultura por onde eu for. Sou uma sertaneja, pernambucana e nordestina orgulhosa de tudo que somos! Sendo assim, Convido todos os Serra-Talhadenses a acompanharem minha trajetória no concurso, através do meu instagram @Valeriakehrle e torcerem por mim na grande final, que será realizada no dia 22/08 no Teatro Barreto Júnior em Recife.
Fonte: faroldenoticias.com.br