Neste domingo (25) iniciaram as vendas do disputado Lounge 100% para os dias de shows no Polo Nacional da 234ª Festa de Nossa Senhora da Penha – a Festa de Setembro 2024 em Serra Talhada.
Junto com o anúncio dos altos valores, também começaram as polêmicas sobre a cobrança privada em um evento e espaço público.
Os ingressos para cada dia variam entre inteira, meia social e meia (para estudantes e demais descontos). Os valores a cada dia estão entre R$ 70 a R$ 200, este último corresponde ao ingresso inteira para o dia 7 de setembro.
Em contato com o Farol de Notícias, um leitor que pede anonimato, emitiu uma opinião divergente a montagem do lounge.
Segundo ele, a ‘área vip’ tira o direito do público em geral de ocupar o espaço na Lagoa Maria Timóteo.
Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
“Farol, sei o quanto vocês têm credibilidade com a sociedade serra-talhadense. Sei também o quanto vocês têm matérias muito mais importantes para serem feitas. Porém, algo me chamou à atenção: a Festa de Setembro era pra ser pública. No entanto, estão cobrando valores exorbitantes para a permanência no chamado lounge, ou mais conhecido como ‘área vip’”, escreveu o internauta.
“A sociedade já vive numa desigualdade social, econômica e racial. E agora nem em locais públicos o indivíduo pode ter o direito de escolher onde irá ficar. Não falo isso por mim, ou por alguns poucos que podem pagar por determinada situação imposta. Mas pelas pessoas que terão seu direito de ir e vir cerceados por empresários que só visam o lucro”.
OUTRO LADO
A reportagem do Farol de Notícias entrou em contato com a empresa responsável pelo Lounge 100% da Festa de Setembro. Por meio de nota, a entidade explicou que o espaço já é montado há anos no evento e corresponde a menos de 10% do Polo Nacional.
Nota Lounge 100%
Em contato com a produção do Lounge da Festa de Setembro, foi informado que esse espaço já existe há anos. O evento “festa de setembro” continua com entrada gratuita, não paga para entrar.
O lounge é um espaço que corresponde a menos de 10% da área total do evento. Sendo uma opção a mais dentro do mesmo. Da mesma forma que existe o “camarote família” que pode ser comprado e existe a vários anos também.
O mesmo é concedido através de um processo licitatório em que várias empresas participam, ganha a de maior lance. Esse valor vai para os cofres públicos, assim, diminuindo o gasto do município com o evento.
Esse modelo ocorre em vários eventos grandes do Nordeste como por exemplo: ExpoCrato, São João de Petrolina, São João de Caruaru, São João de Campina Grande e entre outros.
Lembrando ainda que o lounge faz uma ação social dando desconto no ingresso para quem doar 1kg de alimento, que após o evento será doado a entidades carentes da cidade.
Confira a melhor cobertura jornalística da região pelo Instagram (acesse aqui)
Veja a programação completa da 234ª Festa da Penha
Fonte: faroldenoticias.com.br