Foto: Farol de Notícias / Licca Lima
Durante esta semana, o Hemope Serra Talhada está em festa. O hemocentro, que atende a cidade e região, celebrou a Semana do Doador de Sangue e nesta quinta-feira (28), realizou uma programação especial para agradecer e homenagear os seus colaboradores e doadores que contribuem diariamente, para esta nobre missão que salva vidas.
A equipe de reportagem do Farol de Notícias, esteve no hemocentro e conheceu de perto alguns dos doadores homenageados pelo nobre gesto de contribuir como doadores.
“A semana nacional do doador de sangue lembra que no dia 25 nós comemoramos o dia do doador de sangue e neste dia, também comemoramos o aniversário do Hemope, que foi o primeiro hemocentro público do Brasil. Esta semana, nós comemoramos a vinda do doador, geralmente convocamos e pedimos que eles estejam sempre presentes, informamos quando o hemocentro precisa de determinados tipos e durante esta semana, vamos agradecer, não somente pedir. Agradecemos a todos que durante todo o ano, atenderam a demanda transfusional e comemoramos homenageando os doadores que completaram 25, 50, 75 doações”, comemora a assistente social, Rita Jussara.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
A doação de sangue é um processo altamente seguro, que pode contribuir para salvar várias vidas. Em cada doação, são captados aproximadamente 450 ml de sangue, que pode vir a servir para até 4 pessoas, após realização dos procedimentos.
Podem doar pessoas com 50kg ou mais, em bom estado de saúde. As mulheres podem doar a cada 4 meses e os homens, a cada 3 meses, antes da doação é realizada uma triagem que visa garantir a segurança de quem faz a doação e de quem recebe.
“Durante esta semana há uma mobilização de toda a hemorede, para homenagear este doador bem merecido, porque, em outras campanhas a gente pede e nesta, a gente traz e agradece.
Eu não sei se eles tem noção mas, cinco doações salvam 100 vidas, 50 doações salvam 200 vidas, 75 doações salvam 300 vidas e 100 doações salvam 400 vidas.
Em Salgueiro temos um doador que já realizou 100 doações e ajudou 400 pessoas, então temos que agradecer e elogiar não só os doadores, como também a equipe que faz tudo isto funcionar, porque, não teria sentido, não existiria um sem o outro.
Se um hemocentro estiver com o estoque baixo, ele pode recorrer a outro, então funciona como uma corrente do bem, que vai de Recife a Petrolina e um vai ajudando o outro, então, quanto mais doadores tivermos, não apenas Serra Talhada será atendida como toda região” comentou Mery Suzy, supervisora de captação do Hemope.
Dalvanira Barbosa, já realizou 25 doações e foi uma das homenageadas no evento: “Para mim é muito gratificante saber que estou ajudando, salvando vidas e eu pretendo continuar doando, enquanto puder.”
Dorgival Duarte, colaborador e doador do Hemope, já fez 85 doações: “É um prazer enorme quando estou naquela cadeira, fazendo doação. Eu amo doar sangue, eu amo fazer isto e sempre chamo meus colegas.
Graças a Deus, nem eu e nem minha família, nunca precisamos mas, eu ajudo a muita gente, que não sei nem quem é por amor mesmo.”
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
CONFIRA AS FOTOS
Fonte: faroldenoticias.com.br