O Programa Falando Francamente desta última quarta-feira (5) recebeu Rosimeyre Inácio, membro do Centro de Referência do Idoso de Serra Talhada -CRI. Ela falou sobre os serviços ofertados e a importância do Centro de Referência do Idoso -CRI no combate à violência contra este grupo.
Segundo Rosimeyre Inácio, o CRI atendeu cerca de 190 casos de violência contra idosos serratalhadenses no ano de 2023 e até o fim do primeiro semestre de 2024, 121 denúncias já foram registradas.
“O equipamento social[CRI] está tendo visibilidade e as pessoas entendem que elas têm diversos canais de denúncia. É muito importante este espaço porque a gente consegue esclarecer. A denúncia pode ser anônima. São diversas violências, mas a mais gritante é a posse [indevida] dos cartões. Os filhos e netos levam para fazer empréstimo e deixam os idosos praticamente sem ter condições com suas medicações e alimentação”, contou Rosimeyre.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
IMPORTÂNCIA DE GARANTIR OS DIREITOS DOS IDOSOS
Rosimeyr explicou ainda sobre a utilidade social do CRI na preservação dos direitos da população 60+ e de como é essencial acolher e ofertar serviços de saúde, segurança e lazer de qualidade para os idosos que tiveram sua dignidade violada.
“Quando a demanda vem para a gente, a equipe faz e estudo de caso e começa as intervenções. A gente faz a visita, chama os familiares. A gente precisa conhecer o contexto social deles. As pessoas estão abandonando os idosos em casa. E os maiores violadores dos idosos são seus familiares”, avaliou Rosimeyre.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA AQUI
Fonte: faroldenoticias.com.br