Nesta quarta feira (25) o Colégio Municipal Conêgo Torres, realizou a segunda edição da EDUCAMÁTICA. O evento tem como foco principal, promover a integração de alunos e professores da instituição de ensino, unindo a matemática a outras áreas do conhecimento.
Em 2023, a primeira edição do evento trouxe a educação financeira atrelada a questão ambiental e dos materiais recicláveis. Neste ano, o evento abordou a temática dos Jogos Olímpicos de Paris, através de estandes, apresentações culturais e salas temáticas com demonstrações dos esportes que estavam nas Olimpiadas.
Em entrevista a equipe de reportagem do Farol, a professora idealizadora Elisa Pereira destacou:
“Esse ano, é a segunda amostra que estamos realizando hoje o EDUCAMÁICA: A Matemática conecta distância, tempos e vitória, em um idioma que o mundo inteiro compreende. Esse ano a gente optou pela interdisciplinaridade, que foi a junção das disciplinas de matemática, geometria, raciocínio lógico, arte, história e educação física. E a palavra chave foi as olimpiadas, por ser o ano que vivenciamos, a olimpiada, que é realizada de 4 em 4 anos.”
Durante a visitação, é possível conhecer as modalidades olímpicas, a linha do tempo, história das olimpíadas, a culinária francesa e os países que participarm dos jogos, como também a saúde, os jogos matemáticos e os desafios matemáticos, proporcionando um verdadeiro passeio pelos diversos esportes e trazendo conhecimentos das disciplinas envolvidas.
De acordo Elisa Pereira, o evento também é uma oportunidade, de proporcionar uma nova experiência de aprendizagem aos alunos, de explorar habilidades e descobrir novos talentos:
“Os alunos ficam bastante empolgados, a gente descobre que no dia a dia, tem alunos que são mais pacatos, brincam muito mas, quando é um trabalho diferenciado, eles se dedicam mais, as vezes, a gente se surpreende como eles se saem bem e na aula, eles estão ali quietinho, mas têm um talento diferenciado.”
A professora organizadora do evento conta que esse evento é fruto de um esforço coletivo, que une força e conhecimentos diversos, tendo o apoio e trabalho de vários profissionais da instituição, pois, para que houvesse a socialização do projeto no dia de hoje, a organização começou há cerca de dois meses, e que apesar de não ser uma tarefa fácil, é bastante gratificante ver o resultado final.
Fonte: faroldenoticias.com.br