O Programa Falando Francamente da TV Farol, recebeu nesta quinta (26), Juliana Teles, assistente social e candidata a vereadora de Serra Talhada, pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
Em pauta, a candidata que já é conhecida pelo seu engajamento em questões sociais e serviços prestados a Associação de Pais e Amigos Excepcionais, a APAE; destacou suas propostas voltadas à inclusão social de pessoas com deficiência e autismo.
Juliana destacou que seu interesse pela temática da inclusão social surgiu após a conclusão da graduação. Ela afirma que sentia a necessidade de trabalhar na área mas, faltavam oportunidades.
Diante disso, resolveu realizar serviço voluntário na APAE, de 2018 a 2024, e teve a oportunidade de conhecer de perto, a realidade e dificuldades das pessoas com deficiência:
Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
“Durante esse processo, de estar dentro da APAE, de estar atendendo como assistente social e vê que existem várias lacunas nas políticas públicas de assistência as pessoas com deficiência, que eles precisam, foi que me instigou a ser candidata, mas quero deixar bem claro, para as pessoas que me assistem, que essa minha candidatura é para além de ganhar ou perder. Para mim, eu estar aqui, levando o nome da pessoa com deficiência, é mais que importante, mais que o resultado de uma campanha. Eu sou a primeira candidata dentro de Serra Talhada, que fala especificamente sobre a pessoa com deficiência”.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
A candidata mencionou que cerca de 80% das pessoas com deficiência, por não terem obrigatoriedade de votar, acabam não votando e muitos nem possuem título de eleitor. Por esse motivo, muitos candidatos não possuem políticas públicas e projetos voltados a esta parcela da população e por conta disso, ela busca dar visibilidade a estas questões.
Teles acredita que a informação é uma importante ferramenta para promover a inclusão e tem as seguintes propostas voltadas a inclusão social:
- Transporte gratuito e adaptado para pessoas com deficiência em vulnerabilidade econômica;
- Aplicativo para agendamento de viagens;
- Criação do centro especializado para atendimento a pessoa com Autismo (TEA);
- Lei Municipal para deficiência intelectual;
- Programa “Meu Primeiro Emprego”;
- Criação de Parques Adaptados;
- Fortalecimento dos Conselhos de Direito;
- Ampliação da Subvenção para ONGs.
Fonte: faroldenoticias.com.br