Caruaru

Jesus Nazareno zera fila de implantação de DIU regulados pela IV Geres

jesus-nazareno-zera-fila-de-implantacao-de-diu-regulados-pela-iv-geres
Jesus Nazareno zera fila de implantação de DIU regulados pela IV Geres

Mulheres interessadas devem agendar na UBS mais próxima de sua residência

O Hospital Regional Jesus Nazareno (HRJN), em Caruaru, zerou a fila – a nível regional – para implantação, revisão e remoção de dispositivos intrauterinos (DIU) e abriu novas vagas para os serviços na unidade. Para isso, é necessário as interessadas procurarem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e solicitar o agendamento, que é feito via regulação da IV Gerência Regional de Saúde (IV Geres).

O serviço de implantação do DIU é gratuito. A oferta, já disponibilizada pela equipe médica, foi ampliada a partir da formação de planejamento reprodutivo oferecida pela Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) e pela Gerência de Atenção à Saúde da Mulher (Geasm) da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) com a equipe de enfermagem.

Até o momento, mais de 100 mulheres foram beneficiadas com a implantação do DIU no serviço de saúde. “O retorno tem sido muito positivo, porque antes da inserção a gente faz uma palestra, tira dúvidas, além de uma consulta em planejamento reprodutivo. Então, não é só uma inserção de DIU, é um atendimento diferenciado e integral”, explicou a coordenadora da Política Materna Infantil da SES-PE, Hérika Dantas.

A agricultora Cleideane Ferreira veio de São Bento do Una, também no Agreste, para implantação do dispositivo intrauterino. “Eu tenho 31 anos e esperava para colocar o DIU havia cinco meses. É o método mais seguro para o planejamento e parar de tomar hormônio. Eu me sinto muito feliz, realizada e muito grata. Todos me acolheram muito bem, tirei algumas dúvidas com a equipe”, destacou.

A estudante Maria Sabrina, de 23 anos, enfatizou a segurança que o método de planejamento familiar transmite. “Hoje eu vim no Jesus Nazareno para fazer a colocação do DIU porque eu acho que é um método mais seguro e aqui é oferecido de maneira gratuita. Foi maravilhoso, as meninas foram solícitas e eu consegui fazer a inserção sem nenhum tipo de constrangimento”, finalizou.

DIU – Trata-se de método contraceptivo seguro e de longa duração. O DIU de cobre – não hormonal – pode ser empregado em qualquer faixa etária do período reprodutivo, sem causar danos ao planejamento de gestação no futuro. Ele se destaca por ser um método com alto potencial de eficácia, praticidade, segurança, de longa permanência e reversível.

Fonte: www.caruaru24horas.com.br