Caruaru

Em Caruaru, governadora Raquel Lyra vistoria instalação de túnel da Adutora do Agreste e a obra do Parque Janelas para o Rio

em-caruaru,-governadora-raquel-lyra-vistoria-instalacao-de-tunel-da-adutora-do-agreste-e-a-obra-do-parque-janelas-para-o-rio
Em Caruaru, governadora Raquel Lyra vistoria instalação de túnel da Adutora do Agreste e a obra do Parque Janelas para o Rio

Uma importante instalação para a estrutura da Adutora do Agreste foi vistoriada pela governadora Raquel Lyra, em Caruaru, no Agreste Central, neste sábado (29). A gestora acompanhou a construção do túnel sob a BR-232 que está sendo instalado para a passagem da Adutora do Agreste, com o objetivo de permitir levar mais água do Rio São Francisco para o município. A Compesa está executando a instalação dessa travessia, que tem 61,5 metros de comprimento. Ainda no município, a chefe do Executivo vistoriou as obras do Parque Janelas para o Rio, que teve a obra retomada em abril deste ano.

“A Adutora do Agreste já é realidade. Uma obra fundamental para tirar a falta d’água dessa região, permitindo que o nosso povo possa ser mais feliz. Fiquei surpresa com a complexidade desse trecho da obra que vai garantir que a água possa chegar nas localidades sem ter a necessidade de explosões. É a maior obra do interior do estado de Pernambuco feita com essa tecnologia”, destacou Raquel Lyra.

Já foi executado quase 60% da instalação do túnel e a previsão é que seja concluído em agosto. “Temos duas estações de tratamento grandes, aqui no bairro Petrópolis e outra no Salgado, e as duas não estão interligadas. Essa obra é o que vai promover essa conexão, fazendo com que a água chegue na Estação de Tratamento de Água do Salgado, podendo se distribuir para cidades próximas”, explicou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.

Após sair do túnel, o traçado da Adutora do Agreste seguirá pelo loteamento Eldorado. A expectativa dos técnicos da Compesa é que até o fim do ano a adutora chegue à Estação de Tratamento de Água do Salgado, em Caruaru, ampliando em 600 litros de água por segundo a disponibilidade para o município.

No trecho da Adutora do Agreste que corresponde aos serviços para a entrega de água em Caruaru, Gravatá e Bezerros, o investimento é de aproximadamente R$ 92 milhões e vai beneficiar 526 mil pessoas a partir de abril do próximo ano.

JANELAS PARA O RIO — no final da manhã, a Governadora vistoriou as obras do Parque Janelas para o Rio, que vai contar com uma área total de 6,66 hectares. Este é o sexto equipamento que integra o conjunto de parques do programa, previsto no plano hidroambiental da bacia do rio Ipojuca.

A obra, que foi retomada no último mês de abril, tem previsão de duração de sete meses e receberá um investimento, dos cofres estaduais, no valor de R$ 8,2 milhões. Durante a visita, a gestora realizou plantações de mudas de aroeira e algodão da praia, simbolizando as cerca de seis mil mudas que serão plantadas no local.

“Essa é mais uma obra retomada pelo Governo de Pernambuco, para entregar um parque lindo para a cidade de Caruaru”, afirmou a governadora.

Estiveram acompanhando a agenda os secretários estaduais Eduardo Vieira (chefe de Gabinete da governadora), coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Joana D’arc (interina da Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência) e Juliana Gouveia (interina da Mulher); a presidente da Apac, Suzana Montenegro; o diretor-presidente da Agência Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, André Teixeira; o presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru, Bruno Lambreta; e os vereadores Ricardo Liberato, Nelson Diniz e Aline Nascimento.

Fonte: www.caruaru24horas.com.br