Banner
Blog

Festival Água Doce celebra Oxum com música, arte e religiosidade no Sítio Trindade

fotos bia chaves

” data-image-caption data-medium-file=”https://i0.wp.com/pernambuconoticias.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Fotos-Bia-Chaves.jpeg?fit=600%2C400&ssl=1″ data-large-file=”https://i0.wp.com/pernambuconoticias.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Fotos-Bia-Chaves.jpeg?fit=696%2C464&ssl=1″ tabindex=”0″ role=”button” src=”https://i0.wp.com/pernambuconoticias.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Fotos-Bia-Chaves.jpeg?resize=696%2C464&ssl=1″ alt=”fotos bia chaves” data-recalc-dims=”1″>

Foto: divulgação

Na próxima terça-feira, 16 de julho, o Sítio Trindade, localizado na Zona Norte do Recife, será palco da quinta edição do Festival Água Doce. O evento, que começa às 13h, foi criado para celebrar Oxum, a mãe das águas doces, Orixá da fertilidade, do amor e da prosperidade, venerada nos terreiros de Candomblé e Umbanda e sincretizada com Nossa Senhora do Carmo, Padroeira do Recife. O festival integra música, arte, gastronomia e religiosidade, consolidando-se como uma atração do calendário turístico-religioso do Recife e do Estado de Pernambuco. O evento será acessível, com área exclusiva para pessoas com deficiência (PcD) e intérpretes de Libras.

Desde 2013, o Festival Água Doce é germinado no Ilê Santa Bárbara através do encontro Mulucum da Oxum, com foco na louvação e oferendas à divindade. Em 2020, durante a pandemia, o evento se abriu ao público de forma virtual, contando com apresentações de várias artistas do país, filhas de Oxum.

Em 2021, o festival foi gravado no Ateliê do artista plástico Ferreira, em Campo Grande, e exibido no Instagram @festivalaguadoce. Em 2022, a celebração subiu o Morro da Conceição, recebendo o público presencialmente.

Este ano, pela segunda vez, o Festival acontece no Sítio Trindade, com apresentações de artistas locais e nacionais, incluindo Renata Jambeiro (SP), Afroito, Karynna Spinelli, Afoxé Oxum Pandá, Coco dos Pretos, Gabriela Sampaio, Kemla Baptista, Adelaide e Helena Cristina, que fará o pré-lançamento do seu EP Ancestral.

Os artistas, filhos e filhas do axé ancestral, cantarão em português e em Yorubá, com canções autorais e de terreiro, proporcionando ao público um encontro entre arte e fé. A direção musical fica por conta de Leila Chaves, Nego Henrique e Rubem França, acompanhados por uma talentosa banda formada por Giovanna Coely, Maestro Parrô Melo, Rafa Peixoto, Gilberto Bala e Mestre Pinha Brasil. A produção é de Paloma Lima, com coordenação de Rita Chaves e assessoria de imprensa de Angélica Souza.

Gabriela Sampaio abrirá o palco com cânticos em Yorubá, anunciando o encontro sagrado dos Ogãs, liderado por Nego Henrique, do Cordel do Fogo Encantado, ao lado dos Ogãs Rafael Peixoto, Gilberto Bala e Pinha Brasil, costurando os batuques das tradições Nagô, Jejê e Ketu.

Além das apresentações musicais, o Festival contará com uma Feira de Empreendedorismo, reunindo mais de vinte expositores, como o artesão Laymistone, Aflorar Modas de Ninha Meneses, Tenda da Mãe Preta e Buffet Angola, que cuidará da alimentação do público.

Fé, música, artesanato e culinária serão oferecidos com o cheiro de ancestralidade e resistência. Contação de estórias e poesia serão conduzidas pelas artistas Kemla Baptista e Adelaide.

Entre os parceiros que possibilitam a realização do evento, destacam-se a Lei Paulo Gustavo, através da Prefeitura do Recife, Sítio Trindade, Mulucum Produções e Nosso Ilê Produções.

O acesso ao Festival é gratuito.

SERVIÇO

FESTIVAL ÁGUA DOCE – ANO V

QUANDO: Terça-feira, 16 de julho de 2024

HORÁRIO: 13h às 17h

LOCAL: Sítio Trindade (Estrada do Arraial, Casa Amarela)

ACESSO: Gratuito

Fonte: pernambuconoticias.com.br

Tags