Blog

Central de Saúde mental promove primeira semana de artes – Pacientes expõem quadros, cantam, tocam e declamam poemas

Sidney (paciente) Rosangela (psicologa)

Um tratamento terapêutico que ultrapassa as sessões de terapia e os medicamentos. Algo que alimenta a alma de quem produz e de quem vê. Foi durante as sessões de terapia e psiquiátricas que os profissionais do Centro de Saúde Mental do Iassepe, notaram que alguns dos seus pacientes usavam vários tipos de arte para expressar seus sentimentos.

A partir daí surgiu a ideia de realizar a Primeira Semana de Artes, da Central de Saúde Mental, que está acontecendo nos corredores da unidade, localizado na Rua da Harmonia, no bairro de Casa Amarela.

Logo na entrada somos surpreendidos com 20 telas pintadas por Sidney da Silva, de 37 anos. Com bastante cor e detalhes, ele retrata o dia a dia, plantas, animais e algumas imagens sacras. “Eu adoro pintar. Sinto muita paz e alegria quando estou fazendo minhas telas”, diz. Para a mãe de Sidney, a servidora Marly Brito, a pintura é um grande aliado no tratamento. “Meu filho foi diagnosticado com esquizofrenia. Ele recebe um atendimento maravilhoso aqui na Central e essa oportunidade de ele expor as telas que pinta em casa deu um ânimo extra para ele”. Durante o primeiro dia da exposição, Sidney vendeu três telas.

Além das pinturas, há quadros com colagem, artesanatos, comidas, canto, música e declamação de poemas. Um dos médicos, o psiquiatra Jorge Rosal, também trouxe seus quadros para expor.

A psicóloga Rosângela Miranda, foi uma das idealizadoras da Semana, juntamente com o psiquiatra Diogo Madureira. “Nos atendimentos, alguns de nossos pacientes sempre relatam que como forma de lazer e prazer buscavam as artes. Foi quando decidimos fazer uma ficha de inscrição para quem quisesse participar. Na arte eles expressam seus sentimentos, como alegrias e frustações”, explica a psicóloga.

De acordo com a coordenadora da Central, Ana Nita, essa é a primeira de muitas outras edições. “Tivemos 16 pessoas inscritas. Porque alguns pacientes ficavam receosos ou com vergonha de participar. Mas muitos já vieram perguntar quando será a próxima edição”.

A Semana de Artes da Central de Saúde Mental acontece até a próxima sexta-feira (26.04), das 9h às 16h, e é aberta ao público.

Central de Saúde Mental – O Centro de Saúde Mental, vinculado ao Sassepe, dispõe de psicólogos e psiquiatras. Atualmente o quadro é formado por 22 psicólogos, oito psiquiatras e uma assistente social, além de uma farmácia que dispõe de mais 25 tipos de medicamentos.

Fonte: pernambuconoticias.com.br

Tags