O deputado Waldemar Oliveira (Avante-PE) está presidindo a formação da frente parlamentar Brasil – ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático). Waldemar visitou a embaixada da Tailândia para tratar das relações diplomáticas entre o Brasil e o país asiático.
“Quero agradecer a todos da embaixada, em especial, a Ministra Conselheira, Sumatthana Junnarat, e a primeira secretária, Tipaporn Attasivanon, pela recepção que tive. Que possamos nos reunir mais vezes para estreitar os laços entre os nossos países.” Disse Waldemar.
A Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) foi criada em 1967 com a assinatura do Tratado de Bali sobre amizade e cooperação na Ásia sul-oriental, e entre os seus objetivos destaca-se aquele que busca assegurar a estabilidade política e acelerar o processo de desenvolvimento da região.
A ASEAN se propõe a estabelecer uma verdadeira zona de livre comércio para, em seguida, dotar os parceiros de uma única política externa comercial, criando uma união aduaneira.
Leia mais após a publicidade
“Nesta quarta (30), nossa frente parlamentar completou 198 assinaturas, está pronta pra se instalar, ja fiz o requerimento e aguardo a decisão positiva da Mesa Diretora”. Revelou o deputado pernambucano.
O bloco busca promover o desenvolvimento econômico, social e cultural da região através de programas cooperativos, salvaguardando a estabilidade política e econômica da região, bem como servindo como fórum de discussão das diferenças intra-regionais.
São Países-Membros da ASEAN:
Tailândia, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Singapura, Vietnã e Timor Leste. O Brasil é o país convidado.
Fonte: blogdocauerodrigues.com.br