Blog Caue Rodrigues

Quixaba: Prefeito Zé Pretinho e 1ª Dama Socorro Salvador participam do encerramento das festividades do Sagrado Coração de Jesus

quixaba:-prefeito-ze-pretinho-e-1a-dama-socorro-salvador-participam-do-encerramento-das-festividades-do-sagrado-coracao-de-jesus
Quixaba: Prefeito Zé Pretinho e 1ª Dama Socorro Salvador participam do encerramento das festividades do Sagrado Coração de Jesus

Na noite deste ultimo domingo 16, o prefeito de Quixaba, senhor José Pereira Nunes (Zé Pretinho, esteve acompanhado da Primeira Dama e Secretária de Assistência social Socorro Salvador, participando da celebração do encerramento da Festa do Sagrado Coração de Jesus na Paróquia de São Sebastião, na cidade de Quixaba.

O Sagrado Coração de Jesus é um padroeiro secundário de Quixaba, no sertão de Pernambuco, onde tem como principal santo padroeiro São Sebastião com suas festividades realizadas no mês de Janeiro de cada ano.

Zé Pretinho e sua esposa Socorro Salvador é um casal religioso, de crença e fé da igreja apostólica romana e assim, são frequentadores de celebrações religiosas. Também são respeitadores de todas as religiões.

Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na Segunda Sexta-feira após a solenidade de Corpus Christi. Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras sextas-feiras de cada mês do ano. Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor. É seguida, a par, pela devoção ao Imaculado Coração de Maria

A devoção está especialmente preocupada com o que a Igreja considera ser o amor e a compaixão sofridos do coração de Cristo em relação à humanidade. A popularização dessa devoção em sua forma moderna deriva de uma freira católica da França, Santa Margarida Maria de Alacoque, que disse que aprendeu a devoção de Jesus durante uma série de aparições para ela entre 1673 e 1675 e mais tarde, no século XIX, a partir das revelações místicas de outra freira católica em Portugal, a Beata Maria do Divino Coração Droste zu Vischering, Religiosa do Bom Pastor, que solicitou em nome de Cristo que o Papa Leão XIII consagrasse o mundo inteiro ao Sagrado Coração de Jesus. Os antecessores da devoção moderna surgiram inconfundivelmente na Idade Média em várias facetas do misticismo católico, particularmente Santa Gertrudes, a Grande.

Devoção inicial

Historicamente, a devoção ao Sagrado Coração é uma consequência da devoção ao que se acredita ser a humanidade sagrada de Cristo. Durante os primeiros dez séculos do cristianismo, não há nada que indique que qualquer culto foi prestado ao coração ferido de Jesus. O renascimento da vida religiosa e a zelosa atividade de São Bernardo de Claraval e Francisco de Assis nos séculos XII e XIII, juntamente com o entusiasmo dos cruzados que retornavam da Terra Santa, deram origem à devoção à Paixão de Jesus Cristo e, particularmente, às práticas em homenagem às feridas sagradas.

A devoção ao Sagrado Coração se desenvolveu a partir da devoção às feridas sagradas, em particular à ferida sagrada no lado de Jesus. As primeiras indicações de devoção ao Sagrado Coração são encontradas nos séculos XI e XII, na atmosfera fervorosa dos mosteiros beneditinos ou cistercienses. É impossível dizer com certeza quais foram seus primeiros textos ou quem foram seus primeiros devotos.

Fonte: blogdocauerodrigues.com.br