O município de Quixaba, no sertão de Pernambuco está em festa pelo seus 33 anos de Emancipação Politica nesta terça feira 1° de outubro.
A programação se iniciou cedo com hasteamento e corte do bolo tendo sequência durante a noite com shows em Praça Pública tendo como atração principal a Banda Calcinha Preta.
Os shows acontecem no Pátio de Eventos Solidônio Pereira de Carvalho numa promoção do governo municipal através do Núcleo de Cultura e Esportes.
Quixaba é um município brasileiro do estado de Pernambuco. O município é composto pelo distrito sede e pelo distrito de Lagoa da Cruz.
O distrito de Quixaba foi criado em 1953, subordinado ao município de Carnaíba. Em 1º de outubro de 1991 foi elevado à categoria de município, desmembrado de Carnaíba. Seu primeiro prefeito foi Antônio Ramos da Silva (Pezão), o vice prefeito foi Dja Bacará em um empenho de Emancipação do então deputado Dr. Edson Moura.
Com altitude de 542 metros, o município se localiza à latitude 07°43’13” sul e à longitude 37°50’54” oeste. Sua população é estimada 6.796 habitantes, distribuídos em 216,38 km² de área.
HISTÓRICO = Diz os mais velhos que a povoação de Quixaba teve início por volta do ano 1928, tendo como seu baluarte, o Sr. Solidônio Pereira de Carvalho, que começou a desenvolver uma feira, onde eram vendidos os produtos regionais como: Rapadura, Queijo, mel e demais gêneros de interesse da população. A pesquisa foi feita e concluída por Cauê Rodrigues.
A primeira casa construída foi a do próprio Solidônio, a segunda era sua padaria, a terceira a residência do seu cunhado, Floro Miguel, a quarta a de Manoel Pereira de Carvalho, Filho de Antônio Pereira de Carvalho, a quinta de Antônio Miguel dos Santos e a sexta a casa de Miguel Barbosa da Silva. A primeira feira foi realizada no dia 08 de agosto do mesmo ano.
Construíram uma pequena Capela com a ajuda do padre Maciel e escolheram como padroeiro, São Sebastião.
O padre Frederico Bezerra Maciel, pároco de Carnaíba, contribuiu bastante para o desenvolvimento do lugar.
O que se sabe é que a origem do nome Quixaba, foi provavelmente por ali existir muitas quixabeiras onde hoje está localizada a cidade.
Gentílico: Quixabense.
Formação Administrativa
O Distrito de Quixaba que pertencia a Carnaíba, foi criado em 1962 O município foi criado por força da Lei 10.618 de 01 de outubro de 1991. Que criou também o distrito de Lagoa de Cruz, que até o momento não foi instalado.
LOCALIZAÇÃO MUNICIPAL
O município está localizado na Macrorregião do Sertão Pernambucano e na Microrregião do Pajeú, com uma área territorial de 215,4 km2, limitando-se ao Norte com o estado da Paraíba (Princesa Isabel) , ao Sul com Carnaíba, ao Leste com Carnaíba e o estado da Paraíba (Tavares), ao Oeste com o município de Flores.
A sede municipal está a 542 m de altitude em relação ao nível do Mar, Tem sua posição geográfica determinada pelo paralelo de -7º 43 13 da latitude -37º 50 54? de longitude.
O clima é semiárido quente, com temperaturas variando entre 20º C e 36ºC.
Governaram Quixaba: O Primeiro prefeito de Quixaba, foi Antônio Ramos da Silva, popularmente conhecido como Antônio Ramos, Antônio Julião ou Pezão. Hoje não exerce nenhum cargo politico. Depois foi eleito José Pereira Nunes, o popular Zé Pretinho, reeleito e já governa Quixaba por quatro mandatos. Em seguida Edmilson Pereira (Micinha) governou Quixaba, antecedendo nova administração de Zé Pretinho, logo na sequência foi eleito Sebastião Cabral Nunes, conhecido como Tião de Gaudêncio, também apoiado por Zé Pretinho que o sucedeu em 2020.
Fonte: blogdocauerodrigues.com.br