Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde.
Em Quixaba, no Sertão do Pajeú, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando diversas atividades e ações direcionadas ao público masculino.
Na terça-feira (26/11), uma programação especial foi realizada na Estratégia de Saúde da Família (ESF) José Jacinto Ferreira.
Na unidade, a médica, Dra. Rayanne Orellana, ministrou palestra educativa para homens, trazendo informações fundamentais sobre saúde masculina e reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças. A palestra teve como mediadora a enfermeira, Maria Gabrielly.
Ainda durante o evento, os participantes tiveram acesso a consultas e atendimentos médicos, solicitações de exames de PSA, que é utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens; orientações sobre hábitos saudáveis que contribuem para o bem-estar, e brindes.
Acompanharam a programação: a coordenadora de Atenção Primária à Saúde do Município, Joyce Gabryela, a coordenadora de Saúde Bucal, Chayane Muniz, a dentista, Samara Nunes, a auxiliar de saúde bucal, Anna Ralyza, a técnica de enfermagem, Iara Cristina, e os agentes comunitários de saúde, Admilson Veras e Lucineide Morato.
Em Quixaba, a programação continua nesta quarta-feira (27). Na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Antônia Rainha de França, haverá palestra com o médico, Dr. Allan Moura, tendo como mediadora a enfermeira, Cícera Karina.
SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA – No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce. No Nordeste, a situação também é alarmante. Dados mostram que a taxa de mortalidade é significativa, com uma média de aproximadamente 15,9 mortes a cada 100 mil habitantes, superior à média nacional.
Entre os principais sintomas do câncer de próstata estão a dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen. No entanto, muitos casos são assintomáticos nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante. Homens que apresentarem qualquer um desses sinais devem procurar um urologista, médico especialista em saúde masculina, que poderá realizar os exames necessários para avaliar a presença da doença e orientar sobre o tratamento adequado. O câncer de próstata, quando detectado precocemente, tem grandes chances de cura.
Fonte: blogdocauerodrigues.com.br