Banner
Blog Caue Rodrigues

Marinha ofereceu tanques para golpe em 2022, mas Exército e FAB se recusaram

O relatório da PF (Polícia Federal), que deixou de ser sigiloso nesta 3ª feira (26.nov.2024) por decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, aponta que o então comandante da Marinha, almirante Almir Garnier Santos, foi o único entre os chefes das Forças Armadas a se colocar à disposição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para um possível golpe de Estado em 2022.

Leia mais após a publicidade

A investigação detalha que Garnier se ofereceu para mobilizar tropas da Marinha caso Bolsonaro demandasse, enquanto os comandantes da Aeronáutica e do Exército se recusaram a chancelar a operação.

O relatório da PF traz como evidência capturas de tela de mensagens com um contato salvo como “Riva”. Mas mensagens, Riva afirma que Garnier é um “patriota” que tinha “tanques no Arsenal prontos”. Em outra imagem, o interlocutor responde afirmando que o “01” (o então presidente Bolsonaro) deveria ter “rompido” com a Marinha e então o Exército e a Aeronáutica “iriam atrás”.

Em outra parte do relatório, o documento mostra que o coronel Gustavo Gomes afirmou que Bolsonaro foi “abandonado”, em referência às negativas da Aeronáutica e do Exército para o plano de golpe. “Infelizmente a FAB afrouxou e o EB agora também tá afrouxando […] Somente o MB quer guerra… o PR realmente foi abandonado”, diz o texto.

The post Marinha ofereceu tanques para golpe em 2022, mas Exército e FAB se recusaram appeared first on Blog do Cauê Rodrigues.

Fonte: blogdocauerodrigues.com.br