Blog Caue Rodrigues

Guardas Municipais do país poderão ser elevadas à condição de polícias

guardas-municipais-do-pais-poderao-ser-elevadas-a-condicao-de-policias
Guardas Municipais do país poderão ser elevadas à condição de polícias

Um encontro ocorrido semana passada na Câmara dos Deputados mobilizou representantes da Federação Nacional (Fenaguardas) e dos sindicatos de guardas municipais do país. Eles querem a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 57/23, que transforma a categoria em policiais municipais.

A proposta foi apresentada, no ano passado, pelo deputado Jones Moura (PSD-RJ), com coautoria de outros 325 deputados. O texto aguarda envio para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Em caso de aprovação de admissibilidade, será analisado em comissão especial. A matéria, no entanto, pode esbarrar em possíveis conflitos de interesse com outras forças policiais.

Leia mais após a publicidade
Em Petrolina, no entanto, a PEC 57/23 seria muito bem-vinda até por quem fez parte de outras searas da segurança pública. É o caso do vereador Capitão Alencar (PP), um militar de reserva que apoia plenamente a proposta. Mas não é só ele. Na Casa Plínio Amorim, a maioria em peso dos seus representantes vê com bons olhos a proposta, respaldados sobretudo pelo clamor dos petrolinenses nesse quesito.

Já em Carnaíba, no sertão de Pernambuco, não há informações sobre o ingresso da Guarda Municipal nas condições de policia.

Agora, é aguardar a tramitação da PEC no Congresso Nacional e torcer para que os parlamentares deem seu aval. Não resta dúvida que o ganho para a população será notório. Afinal, as guardas municipais já prestam um relevante serviço exercendo as funções que lhe competem. Que dirá, então, se conquistarem um status de tamanha responsabilidade.

Fonte: blogdocauerodrigues.com.br