Blog Caue Rodrigues

Grupo do ódio liderado por Berg Gomes em Carnaíba volta atacar Ilma Valério com Deepfake (vídeo falso)

grupo-do-odio-liderado-por-berg-gomes-em-carnaiba-volta-atacar-ilma-valerio-com-deepfake-(video-falso)
Grupo do ódio liderado por Berg Gomes em Carnaíba volta atacar Ilma Valério com Deepfake (vídeo falso)

O Grupo do ódio, que foi criado em Carnaíba com participantes da situação liderada pelo candidato Berg Gomes (PSB), voltou a atacar nesta quinta feira disseminando um Deepfake (video com montagem) contra a candidata da oposição Ilma Valério( Republicanos), onde distorcem o discurso da candidata em uma palestra realizada na noite de quarta feira 21, na Vila São Geraldo.

Deepfake é uma técnica que permite alterar um vídeo ou foto com ajuda de inteligência artificial (IA). Com ele, por exemplo, o rosto da pessoa que está em cena pode ser trocado pelo de outra; ou aquilo que a pessoa fala pode ser modificado. No caso de Ilma, em Carnaíba, ele fizeram um filme a distância e distorceram o discurso em áudio.

No real discurso, Ilma Valério fala que quer pedir o apoio do povo e a oportunidade para não ter que ver os jovens de Carnaíba depois de tanto estudar e se formar ter que ir para o corte de cana ou pra cata da laranja. No discurso real ela diz que quem tem  que ir para o corte de cana e cata da laranja são os forasteiros que estão comandando em Carnaíba.

As oportunidades em Carnaíba tem que ser dada aos carnaibanos. Nós vamos devolver Carnaíba aos carnaibanos, nós vamos criar oportunidades de empregos e renda e vamos mandar para longe quem quer tirar as oportunidades do nosso povo de trabalhador“, conclui ela no video que foi totalmente destorcido.

A forma de fazer politica pelo grupo liderado por Berg é de ataques e disseminação de mentiras, práticas de ódio e inclusive ataques às vidas particulares de eleitores e membros da oposição. Tal atitude inclusive vem fazendo Berg Gomes a perder eleitorado devido a forma que vem agindo em Carnaíba.

Uso da Deep Fake na política

As imagens adulteradas também são usadas na política. Em 2019, a ex-presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, foi vítima de um deepfake que se baseou em um vídeo autêntico para sugerir que a representante democrata tinha dificuldades na fala em um discurso.

O autor desse deepfake desacelerou o vídeo original e editou a fala para dar a entender que ela estava tropeçando em suas palavras. O conteúdo com desinformação teve ampla circulação nas redes sociais e chegou a ser removido do YouTube.

Na politica a maior vitima da Deep Feke é o Presidente Lula (PT), o qual tem o Ministro Silvio Costa Filho que está acompanhando a campanha de Ilma em Carnaíba. Isso ainda mostra o despreparo de Berg Gomes e seus apoiadores que com o intuito de bajulação pra se manter ou ganhar um emprego  age de tal forma.

Em Fevereiro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou 12 propostas de resolução que serão aplicadas nas eleições municipais deste ano. Entre elas, estão regras para o uso da Inteligência Artificial (IA) e até mesmo a proibição do uso dos deepfakes nas campanhas. O que aconteceu em Carnaíba por exemplo.

Um Boletim de Ocorrência deverá ser lavrado para investigar os autores do video montagem, bem como a Assessoria Jurídica da campanha de Ilma Valério acionará a justiça para que medidas sejam tomadas.

Confira abaixo o video real do discurso de Ilma;

Fonte: blogdocauerodrigues.com.br