Quixaba tem uma saúde que é referência na região do Pajeú, em Pernambuco, graças ao trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde.
Em 2023, o município celebrou, na área, mais um grande avanço ao aderir ao programa Panifica SUS, que é um projeto de gestão voltado para a organização e integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Especializada (AE) na rede de atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa busca qualificar a rede de saúde e ampliar a sua resolutividade, atuando na promoção e prevenção.
Em Quixaba, o projeto foi iniciado de forma gradativa e por etapas, mediante as qualificações dos profissionais, num processo de educação permanente, monitoramento, avaliação e identificação de indicadores, com o objetivo de qualificar ainda mais o trabalho das gestões e das equipes de saúde pública, para que sejam mais eficientes e resolutivas às necessidades da população.
A Coordenadora de Atenção Primária à Saúde no Município, a enfermeira, Joyce Gabryela, comenta que o ano de 2024 marca o projeto com o avanço para a etapa 4.1, momento em que é trabalhado, com todas as Estratégias de Saúde da Família, à estratificação de risco da pessoa idosa.
Neste sentido, na próxima sexta-feira (21/06) acontecerá o Dia “D” para todos os idosos com 60 anos de idade ou mais que residem na zona urbana e que são cadastrados no PSF Maria das Dores Pereira de Carvalho.
Na ocasião, será realizado o ‘1º Arraiá da Saúde do Idoso’, com uma programação que contará com apresentações culturais, comidas típicas, lanches e avaliação da saúde do idoso para estratificar o risco do mesmo e poder ofertar uma melhor assistência para o seu nível de risco após essa estratificação. Com isso, é recomendado que o (a) participante leve um acompanhante à programação.
Ainda sobre o Panifica SUS, o projeto é realizado em parceria com Ministério da saúde, Conselho Nacional de Secretários de estado da Saúde (Conass), Hospital Albert Einstein e conta, também, com o apoio integral da Secretaria de Estado de saúde (SES/Pernambuco) e as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) em sua implantação.
Fonte: blogdocauerodrigues.com.br