Segundo o Global Report on Gastronomy, a cultura é o principal fator motivador para viagens. Diante do exposto, a presente pesquisa tem como objetivo estudar a relação entre cultura e turismo, em eventos regionais no Brasil. Assim, dada a complexidade que envolvem os estudos, coletas, mensurações de dados e informações, tanto no turismo e, especialmente na área da cultura, a pesquisa foi feita a partir de uma abordagem exploratória.
Este projeto é uma parceria entre a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT) e o Observatório de Indicadores Culturais (ObIC), da Secretaria de Cultura de Pernambuco. Para além disso, sua realização tem o intuito de fomentar a pesquisa em rede com a participação de estados e municípios do Brasil.
Deste modo, este relatório mostra os resultados da pesquisa em campo, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventunde do município de Quixaba, no estado de Pernambuco, durante a “95º Janeiro Fest” que ocorreu no município entre os dias 11 a 19 de janeiro de 2025. A pesquisa foi realizada através de aplicação de formulário, que foi construído entre o ObIC e os membros da rede, eaplicado entre os dias do evento.
Equipe Quixaba
A equipe de pesquisadores foi formada por seis colaboradores da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude do Município de Quixaba. A equipe foi responsável por conduzir o levantamento de dados, aplicando questionários e realizando entrevistas com os participantes dos eventos pesquisados, com o objetivo de identificar e documentar a diversidade de expressões culturais da festividade.
Questionários
Os questionários foram aplicados no “95º Janeiro Fest” que ocorreu no município de Quixaba entre os dias 11 a 19 de janeiro de 2025. No total, 345 pessoas responderam a pesquisa. O formulário foi pensado e construído com questões sobre a cultura e o público do evento, a partir de uma perspectiva do turismo e dos eventos e atrações culturais realizados na cidade neste período.
No primeiro cenário, temos o estado de residência dos respondentes. Do total, 45.5% dos respondentes (157 entrevistados) residem em Pernambuco. Sessenta (17.39%) residem no estado do Rio de Janeiro. Trinta e oito (11%) residem no estado da Paraíba, seguido por trinta e três (9.57%) residentes em São Paulo e dezenove
(5.51%) que residem no Distrito Federal. Não tivemos respondentes de outros países.
Cinco respondentes (1.45%) são de Recife, quatro (1.16%) são de Serra Talhada e outros quatro (1.16%) de Arcoverde. Três respondentes (0.87%) são de Triunfo, seguido por dois participantes de Garanhuns (0.58%), dois respondentes de Caruaru (0.58%) e um de Abreu e Lima (0.29%), conforme gráfico abaixo.
Perguntamos também, se o público do evento que respondeu a pesquisa era residente, turista ou excursionista. Dos respondentes, 235 (68%) são turistas, 89 (26%) são residentes e 21 (6%) são excursionistas
Foi perguntado aos entrevistados o meio de transporte utilizado para chegar ao evento. O meio de transporte mais utilizado foi o Carro, com 182 (52.8%) das respostas. O segundo meio de transporte mais utilizado foi de “avião”, com 34 (9.9%) seguido de moto, com 29 (8.4%) das respostas. Sessenta e quatro não responderam.
Além disso, perguntamos aos respondentes se eles iriam pernoitar em Quixaba. Mais de 80.4% dos respondentes (209) irão pernoitar na cidade e vinte dois (8.5%) irão pernoitar em outra cidade. Vinte e nove respondentes não irão pernoitar. Ressaltamos que as 85 pessoas que são moradores de Quixaba foram excluídas dessa dimensão, pois são residentes.
Em outro quesito, é apresentada a quantidade de pernoites que os entrevistados passaram no município de Quixaba. Já no gráfico abaixo, destacam-se os locais de hospedagem dos respondentes. Cento e sessenta e sete (48.4%) informaram que se hospedaram na casa de amigos ou parentes, oitenta e três (24.1%) ficaram em imóvel próprio, dezessete (4.9%) se hospedaram em imóvel alugado e doze (3.5%) em pousada. Quarenta e três (12.5%) não responderam.
No formulário de inscrição solicitamos que os respondentes avaliassem aspectos relacionadas à cidade em uma escala de 1 (péssimo) a 10 (ótimo), considerando cinco diferentes aspectos. No gráfico abaixo, temos a média das avaliações. Limpeza do município teve a melhor avaliação com 8.8, seguido por hospedagem com 8.28 e gastronomia com 8.22. Rodovia foi o aspecto com a menor avaliação, com 5.92.
No gráfico 9 é possível visualizar os motivos pelos quais os entrevistados foram à 95º Janeiro Fest de Quixaba. A Cultura Popular Local foi o principal motivo, com 157 (45.51%) das respostas, seguido de “Outros” com 89 (25.80%). As demais distribuições são apresentadas abaixo
Outra pergunta referente ao evento foi se os entrevistados tiveram oportunidade de interagir com os artistas ou artesãos locais. O número de entrevistados que conseguiu interagir com os artistas ou artesões somou 275 (80%), enquanto 70 (20%) dos entrevistados não conseguiu. Também foi perguntado aos entrevistados se os mesmos haviam participado de alguma atividade além da atividade principal do evento.
Duzentas e sete (60%) visitou outras atividades além da atividade principal, ao passo que 124 (36%) apenas frequentou a atividade principal. Quatorze pessoas (4%) não responderam ou não souberam.
Para identificar os formatos de divulgação e o alcance que eles possuem, foi perguntado ao entrevistado como ele ficou sabendo do evento. No gráfico abaixo é possível identificar que as redes sociais e internet e divulgação através de amigos e familiares tem os maiores alcances, com 34.5% (261) e 33.20% (253), respectivamente. Whatsapp foi terceiro formato de divulgação mais utilizado, com 16.67% (127). Os demais formatos de divulgação se encontram no gráfico abaixo.
Foi perguntado aos entrevistados com quem vieram para o evento. Noventa pessoas foram sozinhas ao evento (28.7%), seguido por setenta e oito (22.6%) que foram ao evento com o grupo familiar. As demais formas de companhias podem ser visualizadas no cenário 11.
Com relação aos gastos dos respondentes no evento é possível observar no gráfico abaixo os gastos com alimento (alimentação e bebidas), com compras (feira), com cultura e com transporte. O gráfico apresenta o gasto médio para cada uma das opções
Ainda com relação aos gastos dos respondentes também foi perguntado quantas pessoas faziam parte desse gasto, incluindo o pesquisado. Abaixo está a distribuição desse quantitativo. Com 78 (22.61%) respostas, os participantes da pesquisa gastaram consigo mesmo. O quantitativo de respostas para o gasto com duas e três pessoas foram respectivamente 46 (13.33%) e 25 (7.25%). No gráfico 13, são apresentadas as demais distribuições.
Sobre o evento, foi solicitado ao pesquisado informar quantos dias participou do evento. Para essa dimensão é possível identificar que 13.91% (48) respondeu participar do evento por nove dias, enquanto 11.59% (40) participou dois dias. Trinta e sete (10.72%) pessoas responderam participar por apenas um dia. As demais
participações, estão no gráfico abaixo.
Em outro bloco de avaliações foi perguntado aos entrevistados sobre a opinião dos aspectos vivenciados no evento. Portanto, no gráfico 15 está disposto com as médias para cada nota em uma escala de 1 (péssimo) a 10 (ótimo). A avaliação geral do evento foi a que teve uma melhor nota, com 8.91, seguido de segurança com 8.85 e organização com 8.8. As dimensões com piores avaliações, ainda que com média superior a 5, foram preço (7,19) e comida (7,84).
Abaixo há uma nuvem de palavras com as atividades que os entrevistados responderam como a que mais gostaram no evento. Observa-se que as palavras mais recorrentes são correlacionadas ao festival em si, como as seguintes palavras em destaque: festas, noturna, diversão e participação. Para além dessas palavras, obtemos destaque em temas relacionados a natureza do local, como rios, paisagem, natureza, cachoeiras e caminhada. Por último, destacamos a forte presença das palavras compra e artesanais remetendo ao consumo de artesanato local.
Perfil dos entrevistados
No perfil dos entrevistados serão analisadas as dimensões referentes as características de cada participante. Dentre elas: sexo, renda, escolaridade, pertencimento a comunidade LGBTQIAPN+ e identidade étnico-racial.
Quanto ao sexo dos entrevistados, contabilizou-se 61% (211) de homens entrevistados e 39% (134) de mulheres, como pode ser visualizado no gráfico abaixo.
A próxima dimensão abordada é sobre a renda dos entrevistados. A renda com maior número de respondentes foi de até 1 salário mínimo com 121 (36.1%) de respostas em seguida vem a renda de um salário mínimo com 97 (28.1%) respostas. As demais distribuições estão dispostas no próximo gráfico.
Fonte: blogdocauerodrigues.com.br