Repudio e desabafo das Eleições de Ibitiranga 2024
Eu sou PT raiz. Nas eleições de prefeitura de 2024, fiz uma descoberta:
Muita competência nas ilegalidades para se manter o poder na prefeitura de Carnaíba.
(Até para ser do “mal” tem que ter muita competência, ) está frase é do Psicólogo Rossandro Klinjey Paraibano que nos orienta a enfrentar o mal com o bem.
Nas eleições de 2024, em Ibitiranga, o TRE convocou para 7 sessões de duas escolas de Ibitiranga 32 trabalhadores, entre mesários, secretários e presidentes incluindo pessoal externos. Dos 32 escalados pelo TRE, 30 eram do partido da situação, com a maioria sendo parente de primeiro grau do candidato local. Logo no início dos trabalhos já encontrei divergências das regras. A coordenadora Sra. Isabel, (Bel) e os presidente apresentaram as seguintes informações:
– É proibido a entrada de fiscais de partido nas salas, acompanhando o eleitor até o mesário.
É proibido entrada do delegado partidário.
Fiscais partidário eram para cuidar da fila e ver documentos dos eleitores.
Questionada por mim Dona Isabel (coordenadora) informou que esta era a orientação do TRE. (Aqui ficou claro que eles queriam me intimidar, e comprometeu a lisura do TRE.)
O distúrbio foi geral, pessoas de minha equipe de fiscal veteranos chegou pra mim e disse – senhor Manoel eu sempre trabalhei como fiscal em várias eleições e sempre foi assim” Eu havia dado um curso de vídeo para toda minha equipe sobre “Fiscal de Partidos”, e ainda assisti dois cursos online, sobre mesários. Aquilo tudo era absurdo, mesmo estando com a cartilha do TSE não conseguia fazer com que respeitassem as regras oficiais. Só Quando chegaram quatro advogados dos partidos das coligações é que mudaram a postura, e ainda disseram que a intepretação de nossa parte foi equivocada. Eu que inicialmente tinha a função de delegado, (houve mudança de minha nomenclatura para fiscal, que só ocorreu as 23 horas do dia anterior e não fui informado) foi quando pudemos entrar e acompanhar o eleitor. O eleitor recebeu pelo seu ato de cidadania, todo tipo de constrangimentos.
Os caos nas portas das escolas eram enorme com aliciamento do eleitor na entrada, distribuição de propaganda dos candidatos (santinhos). Recebemos as denúncias de alguns fiscais, reportamos para o contingente policial interno e imediatamente acompanhei os policiais até a entrada da escola, os oficiais enfatizaram que qualquer ato daquela magnitude representa crime passivo de prisão, assim refreou um poucos as algazarras.
Não tem nada que esteja ruim que não possa piorar. Pois é ! piorou !
Todos tinham reclamações, contra os fiscais das coligações oposicionistas. (Quase 10 horas da manhã e ainda não se conseguia fazer um trabalho, justo e ordeiro, essa balburdia aqui no nordeste chama-se de “muído” os moídos não acabavam. Os presidentes das sessões instituíram que deveria entrar na sala, só após pedir licença, e o mesmo autorizar. Teve discussão de advogado e presidente que durou mais de 10 minutos. Os Mesários e Presidentes não estavam preparados adequadamente. A pior eleição de minha vida, só tenho 62 anos.
Se projeta na Cidade de Carnaíba uma maré de perseguições, descaso, e é certo que 5.924 eleitores que votaram para mudança e não venderam seus votos, poderão sofrer retalhações de alguma forma se precisar da prefeitura.
Omissão: As Rádios locais Nunca apontaram o dedo para os corruptos locais, só se fala do Congresso Nacional .
Justiça Social – A renovação é da lei, o Feitor e os coronéis ainda resistem.
Tem duas ocorrências que podem inocentar o povo Carnaíbano:
O cultural, considera-se natural a venda de voto; para alterar esse entendimento de aparente inocência, deverá montar uma cartilha de orientação e apontando o grave crime e o efeito dominó que causa essa atitude. Exemplo: houve denúncia de que 5 famílias que moram distante da sede não recebem água. (O entendimento da prefeitura é de que 5 família em termos de voto não vale a pena o trabalho e não afetam os números), por isso o povo é responsável pelo efeito dominó. O comercio local, em vez de participar da Prefeitura impondo suas reivindicações de melhorias, como os empresários fazem com o congresso nacional, não; servem de capacho e mantém subserviência ao prefeito em detrimento ao povo.
O medo é a 2º ocorrência: Considerando que na mudança da prefeitura perderão o emprego de contratados; quando isso poderia não ocorrer; e ainda poderia ter melhoria salarial de benefícios, sem serem explorados de forma vexatória. Os contratados tem apoio de até 10 a 14 membros de sua família.
Não percam a esperança, a educação mudará o entendimento sobre, tudo. Eu ouvi de Jones Manoel (Ex- candidatos ao Governo de Pernambuco) a seguinte frase: “Não tente mensurar a imoralidade, para combater as injustiças, você deve oferecer projetos e ideias que casem para ambas as partes.
Eu Sou Manoel Tadeu Nascimento Lima –Emancipacionista – Faço parte da Associação Comunitária Rural dos Trabalhadores do Distrito de Ibitiranga, (Secretário) e acredito que “estamos ignorantes temporariamente”, “mais seremos ainda a luz do conhecimento. O eleitor adversário importa.
Fonte: blogdocauerodrigues.com.br