Blog Caue Rodrigues

Carnaíba e o Debate: Ilma Valério propõe renovação e igualdade, enquanto Berg defende o retrocesso mantendo o sistema coronelista atual e a inferiorização da mulher

carnaiba-e-o-debate:-ilma-valerio-propoe-renovacao-e-igualdade,-enquanto-berg-defende-o-retrocesso-mantendo-o-sistema-coronelista-atual-e-a-inferiorizacao-da-mulher
Carnaíba e o Debate: Ilma Valério propõe renovação e igualdade, enquanto Berg defende o retrocesso mantendo o sistema coronelista atual e a inferiorização da mulher

Artigo de um leitor enviado ao Blog.

O debate realizado na Rádio Pajeú nesta segunda-feira, 30, com Berg Gomes e Ilma Valério, candidatos a prefeito(a) de Carnaíba, trouxe à tona preocupantes declarações e revelações sobre a visão de Berg a respeito das mulheres e seu passado conturbado.

Em suas próprias palavras, sem o mínimo respeito pela candidata presente, Ilma Valério e as mulheres carnaibanas, Berg Gomes deixou claro que, caso venha a ser eleito, seu objetivo é “colocar a mulher no lugar que ela deve estar”, que segundo ele, é na cozinha de suas casas.

Essas afirmações, carregadas de machismo e desrespeito, demonstram uma intenção clara de inferiorizar e subjugar as mulheres, tratando-as como cidadãs de segunda classe, sem espaço para participação igualitária na sociedade e na política.

A fala do candidato vai além de ser apenas uma infeliz declaração. Ela se conecta a um passado revelador: recentemente foi descoberto que Berg Gomes possui histórico de violência doméstica. Ele foi fichado sob a Lei Maria da Penha e, em virtude das acusações feitas por sua própria esposa, foi obrigado judicialmente a manter distância dela, oferecendo-lhe uma medida protetiva.

O motivo? Ameaças e um ambiente de violência que forçaram a esposa a buscar a proteção da justiça.

Ainda assim, curiosamente, hoje em dia a esposa parece ter minimizado a gravidade do ocorrido, chegando a tratar o episódio com humor, um comportamento que, infelizmente, é comum em situações de violência onde a vítima se sente pressionada ou emocionalmente manipulada.

O fato de que uma situação como essa, que em muitos casos acaba em tragédias como o feminicídio, esteja sendo relativizada é profundamente alarmante.

É ainda mais preocupante que Berg Gomes, com esse histórico de agressão e violência, esteja posando atualmente como marido exemplar e cidadão inocente. Ele tenta, assim, conquistar a confiança dos eleitores de Carnaíba, mas seu passado recente pinta um retrato muito diferente.

Aparentemente, Berg conta com o apoio de uma fatia do eleitorado que acredita em sua narrativa. Muitos desses eleitores são simpatizantes do atual prefeito, Anchieta Patriota, o qual tem apoiado Berg na sua caminhada política.

No entanto, confiar que alguém com esse tipo de comportamento, e com um histórico de agressões à própria esposa, possa liderar o município de forma justa e progressista é, no mínimo, ingenuidade.
Berg Gomes, que se apresenta como uma figura de boa índole e honestidade, não declarou todos os seus bens à justiça eleitoral, levantando ainda mais dúvidas sobre sua transparência e caráter.

Sua candidatura, ao que parece, é mais uma estratégia do grupo político que há  20 anos mantém Carnaíba sob uma administração marcada pelo controle excessivo e pela falta de renovação. Ao longo desse período, a cidade tem sido governada por uma espécie de “coronelismo moderno”, onde apenas os aliados do grupo de Anchieta Patriota são beneficiados. O restante da população é mantido à margem, sendo obrigado a aceitar condições precárias de trabalho e salários baixos.

Enquanto alguns poucos aliados desfrutam de altos salários, muitos outros trabalhadores dividem suas remunerações entre três ou quatro pessoas, num verdadeiro esquema de exploração silenciosa.

Quem se opõe ou tenta questionar esse modelo é rapidamente silenciado ou perseguido politicamente. Esse é o cenário que Berg Gomes promete manter, caso eleito.

Diante desse contexto, a candidatura de Berg Gomes parece ser nada mais do que uma extensão do poder já exercido por Anchieta Patriota e seu grupo político. Ele seria apenas mais um “pau mandado”, sem autonomia para tomar decisões que possam beneficiar realmente o povo de Carnaíba.

A promessa de renovação e mudança que seu discurso tenta transmitir é ilusória, pois tudo indica que o modelo de governança será o mesmo que já vigora há duas décadas, favorecendo apenas uma minoria.

A população de Carnaíba, diante desse cenário, deve refletir seriamente sobre o tipo de liderança que deseja para o futuro. Optar por alguém com o histórico e as intenções de Berg Gomes seria retroceder nos direitos das mulheres, fortalecer um modelo de administração que já provou ser excludente e perpetuar a opressão política que sufoca a cidade há 20 anos.

Ilma Valério está na disputa pela prefeitura de Carnaíba com a proposta de romper com esse ciclo de coronelismo e trazer uma verdadeira mudança para o município. Sua candidatura representa uma alternativa dando, finalmente, espaço e oportunidades a quem realmente precisa.

Ilma tem o compromisso de implementar obras em todas as regiões da cidade, garantindo que o desenvolvimento chegue a cada canto do município, e não apenas onde moram os que estão alinhados com interesses políticos do atual gestor.

Um dos principais compromissos de Ilma Valério é universalizar o acesso à água, um problema que há décadas assola Carnaíba. Ela pretende transformar em realidade o que o atual gestor, Anchieta Patriota, prometeu por 20 anos e nunca cumpriu.

O plano de Ilma é tirar do papel os projetos que foram negligenciados e garantir que todos os cidadãos tenham acesso a esse recurso fundamental.
Além disso, Ilma planeja, ao longo de seu mandato como prefeita eleita, promover outras iniciativas que vão melhorar significativamente a vida dos carnaibanos.

Suas propostas incluem a valorização da educação, o fortalecimento da saúde pública, a geração de empregos e a transparência na administração pública e o respeito as mulheres.

Ao contrário de Berg Gomes, Ilma não será um fantoche do sistema vigente. Ela pretende governar com autonomia, comprometida com os interesses da população e com a construção de um futuro mais justo e próspero para Carnaíba.

A escolha está nas mãos dos eleitores: continuar com o mesmo governo que beneficia poucos ou apostar em uma nova liderança que promete mudanças reais e mais oportunidades para todos.

Alpha 06

Fonte: blogdocauerodrigues.com.br