Em parceria com o Senado Federal e o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) desembarcou nesta semana nas cidades de Serra Talhada (Sertão do Pajeú) e Floresta (Sertão de Itaparica), para promover a 9ª e 10ª edições do Programa de Fortalecimento das Câmaras Municipais. A ação, capitaneada pela Escola do Legislativo de Pernambuco (Elepe), tem como objetivo capacitar vereadores, gestores, assessores e demais servidores das casas legislativas e poderes executivos municipais do Estado.
Nos dois municípios, as aulas aconteceram nas Câmaras dos Vereadores locais. Os participantes inscritos tiveram a oportunidade de ter duas formações temáticas: ‘Gestão Pública Sustentável’ e ‘Fortalecimento das Ouvidorias’.
Dentre os temas tratados, constaram os seguintes tópicos: sustentabilidade, legislação, contexto e agenda 2030 (ONU); contextualização dos acórdãos do TCE; plano de logística sustentável como ferramenta de gestão; elaboração de plano de logística sustentável (PLs); matriz de referência para o legislativo municipal; construção de indicadores; monitoramento de dados; boas práticas de gestão; desafios e oportunidades; criação e desenvolvimento de ouvidorias.
O curso foi ministrado pela doutora em Gestão para Sustentabilidade do Senado/ILB, Danielle Abud, e pelo ouvidor-executivo da Alepe, Douglas Moreno. Para o superintendente da Elepe, José Humberto, as atividades promovidas pelo Legislativo Estadual visam a capacitar os servidores públicos para que possam atender da melhor maneira o cidadão e dar agilidade nos serviços prestados.
“A intenção é disseminarmos informações e, a partir da capacitação, estimular as câmaras municipais a melhorar e ampliar os serviços ofertados à população”, enfatizou José Humberto.
Histórico
As edições anteriores do Programa de Fortalecimento das Câmaras Municipais, que teve início em maio de 2023, aconteceram nos municípios de Limoeiro, Caruaru, Ouricuri, Garanhuns, Petrolina, Carpina, Arcoverde e Salgueiro. Até o final do primeiro semestre de 2024, todas as demais regiões administrativas do Estado deverão ser contempladas com a capacitação oferecida pela Elepe e o Senado Federal.
Fonte: blogdocauerodrigues.com.br